A Capa Térmica aquece a piscina?

A Capa Térmica aquece a piscina?

Hoje trazemos para você mais uma questão referente à capa térmica usada em piscinas. Já respondemos aqui várias perguntas recorrentes referente a este tipo de cobertura para piscinas aquecidas:

  Quando investir numa capa de proteção para piscina?
  Quais as vantagens da Capa Térmica para Piscina?
  Preciso mesmo comprar um enrolador para capa térmica?
  Como é feita a limpeza da capa térmica de piscina?

Hoje então vamos conversar um pouco sobre um tema que caminha no senso comum e que, ao menos aparentemente, não é bem o que se imagina... A questão é: A capa térmica aquece a piscina?

Para a tristeza de muita gente, a resposta é "Sim e não.". Como assim?
O que acontece é o seguinte: a capa térmica, quando instalada na piscina, fica sob o sol e acima da superfície da água. Como ela é feita de plástico e a maior parte dele não fica em contato direto com a água devido às bolhas de ar, durante o dia ela fica extremamente quente. Especialmente em dias de sol, ao retirar a capa da piscina é possível perceber que a água logo abaixo dela geralmente fica quente (bem quente mesmo!) e a impressão que temos é que a capa está aquecendo a piscina.

Ora! Se a piscina não tem aquecimento (ou ele está desligado) e a água logo abaixo da capa fica quente, podemos concluir que a capa está realmente aquecendo a piscina! Entretanto, é preciso observar por um outro viés... Este calor que é transferido para a água que fica logo abaixo da capa não é suficiente para aquecer a piscina e nós explicamos o porquê!

Primeiro: quando misturamos a água, esta quantidade de calor acumulada na água da superfície se perde em meio ao enorme volume de água normalmente encontrado nas piscinas. Quanto maior a profundidade da piscina mais insignificante é este calor produzido pela capa térmica.

Segundo: durante as noites a piscina obviamente não recebe radiação solar, logo, ao invés de subir, a temperatura da água tende a descer. Esta perda de temperatura supera enormemente o ganho produzido pela capa térmica.

Em outras palavras, quando alguém nos pergunta se a capa térmica aquece a piscina, nossa resposta é a seguinte: A capa térmica aquece a água que fica logo abaixo dela mas é uma quantidade de calor geralmente insignificante quando comparada à necessária para elevar a temperatura da água de maneira perceptível pelos usuários e, além do mais, todo este calor geralmente é perdido à noite, quando a radiação solar vai embora.

Para esquentar a água da piscina recomendamos a instalação de trocadores de calor e/ou de um sistema de aquecimento solar para piscinas.

Apesar de fabricar este tipo de cobertura térmica de piscinas, sabemos que é preciso reconhecer que, assim como uma garrafa térmica não é feita para aquecer o café, ela não é feita para aquecer a piscina.

Se já fez a instalação do sistema de aquecimento, é hora de pensar na manutenção da temperatura instalando uma capa. Nós fazemos a instalação da capa térmica em toda Belo Horizonte e você ainda conta com nossa garantia de fábrica.

A capa térmica é indispensável para você economizar no consumo de energia do trocador de calor e evitar que o calor da piscina vá embora durante a noite e principalmente nos dias com ventos fortes.

Entre em contato com a gente nos informando as dimensões da sua piscina. É fácil economizar energia elétrica com uma capa térmica de qualidade!

Se quiser falar com a gente e agendar a avaliação da sua piscina, entre em contato:

Telefone: (31) 3421-7619
WhatsApp:  (31) 9.9791-1564
email.: contato@raia1piscinas.com.br.

Se preferir, passe aqui na Rua Popular, Nº 10 - Bairro São Cristóvão em Belo Horizonte, Minas Gerais. Estamos à disposição de segunda à sexta, de 8 às 18 horas.

Se preferir, teremos o maior prazer em atendê-lo!

Trabalhamos com limpeza de piscinas e também fabricamos telas de proteçãocapas de proteção e Capa Térmica. Conte sempre com a Raia 1 Piscinas!

PREENCHA O FORMULÁRIO raia1 piscinas
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email