Você sabe o quão importante é a filtração da piscina?

Você sabe o quão importante é a filtração da piscina?

Você sabe o quão importante o filtro é para a piscina? Já imaginou ter que limpar uma piscina sem filtro? O conjunto filtrante da piscina pode ser considerado o coração do sistema. Juntamente com a motobomba, o filtro da piscina realiza o trabalho pesado de limpeza e, acredite você ou não, deixa para gente apenas a parte mais leve do trabalho. Para te mostrar o porquê, hoje vamos explicar exatamente como funciona a função mais importante do filtro: a filtração da piscina.

filtro da piscina O filtro da piscina
A grosso modo, o filtro é basicamente um recipiente grande e cheio de areia por onde a água passa. Quem faz a filtração de fato é o elemento filtrante, chamada de “Areia especial para filtros“Para direcionar o fluxo da água que é impulsionado pela motobomba, o filtro conta com uma válvula geralmente posicionada na parte superior.

 A filtração
Por definição filtração é um processo de separação que pode ser realizado para separar sólidos e líquidos pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas. No nosso caso, o meio permeável são os vários quilos de areia especial que ficam no interior do bojo do filtro. Quando a válvula do filtro está na posição filtrar e a motobomba é acionada, a água vem da piscina (juntamente com as impurezas) e é forçada a passar pela areia.

Para saber mais sobre as posições do filtro da piscina, acesse:

» Posições da válvula do filtro da piscina

Depois de passar pela areia ela sai limpa e cristalina pois os sólidos que outrora estavam em suspensão ficaram retidos na areia do filtro. É exatamente este o motivo de se fazer necessária uma retro-lavagem do filtro sempre depois da aspiração do fundo da piscina: toda a sujeira retida no filtro deve ser removida!

 Problemas com a filtração
Problemas com a filtraçãoUm dos problemas que acontecem durante a filtração da piscina é o que chamamos de “retorno da sujeira”É comum quando o fundo da piscina está muito sujo e é um sinal característico da incapacidade do filtro de reter as impurezas, ou por que a areia está suja, ou por que está velha demais ou mesmo por que há muita sujeira na água que chega pela motobomba. Para saber qual é o real motivo que faz com que a sujeira retorne para a piscina, o ideal é passar por um check list:

 Quando foi a última troca de areia?
A areia da piscina deve ser trocada anualmente e, com raras exceções, dentro de dois anos.

 Quando foi a última retro-lavagem?
A retro-lavagem deve ser feita sempre depois de aspirar uma quantidade considerável de sujeira e isso pode acontecer depois de uma semana de filtração ou mesmo depois da aspiração do fundo da piscina. Observe que nos dois casos a quantidade de sujeira retida no filtro é grande.

O que você está aspirando na piscina O que você está aspirando?
Quando você precisa aspirar uma quantidade grande de sujeira, por exemplo depois de um tratamento de choque, é comum ter que retro-lavar o filtro mais de uma vez até terminar de aspirar o fundo todo. Outra situação na qual é comum o retorno da sujeira para a piscina é na aspiração de impurezas muito finas. Em geral, caso a sujeira seja algo como um pó, de granulometria muito pequena, ela dificilmente irá ficar retida no filtro.

 Auxiliar de filtração
Se identificar que a filtração não está boa mesmo depois de se fazer essas três perguntas, talvez seja a hora de contar com a ajuda de um produto químicoExistem no mercado decantadores que podem funcionar como auxiliares de filtraçãoEm geral, basta adicionar uma quantidade menor do que a usada na decantação que o produto funcionará aglutinando as partículas pequenas em unidades maiores que são mais facilmente capturadas pelo filtro. Estas quantidades sempre estão determinadas no rótulo do próprio produto.

 A filtração da piscina – Conclusão
filtro da piscinaA filtração é um processo fundamental para a saúde da piscina e afeta diretamente seu aspecto visual. É importante ter em mente que o funcionamento do filtro deve ser garantido e, de preferência, automatizado, para evitar que a filtração da piscina fique sob o risco de algum erro humano. Fica evidente também que a retro-lavagem é igualmente necessária para a manutenção da cristalinidade da piscina. Para controlar todos estes processos, recomendamos que você fique atento às datas da troca da areia ou conte com profissionais especializados que administrem também o funcionamento do filtro da piscina.

A Raia 1 Piscinas trabalha com limpeza de piscinas a quase 20 anos e está perfeitamente acostumada não só com o funcionamento do filtro como também com outros obstáculos impostos pelo ofício.

 Se precisar de qualquer coisa relacionado à limpeza da sua piscina, fale conosco!

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email








 a filtração da piscina