A piscina na chuva

A piscina na chuva

“A chuva provoca aumento de algas na piscina, que prejudicam a água e a saúde dos banhistas” Nós que trabalhamos diariamente com isso, percebemos que a limpeza de piscinas na região de Belo Horizonte/MG tem sua rotina completamente alterada. A principal alteração que percebemos é a quantidade de cloro que a piscina passa a consumir nesta época do ano.

Uma piscina que se mantinha limpa com 200 gramas de cloro agora precisa de pelo menos 300 para permanecer desinfetada. Já falamos há algum tempo sobre a limpeza de piscinas na época da chuva. Nesta publicação focamos nas alterações do processo de limpeza da piscina durante o período chuvoso.  Contudo, não falamos exatamente do que muda na piscina. O que acontece com a piscina na chuva? O que a chuva faz com a piscina que acaba fazendo-a consumir mais cloro?

A piscina sob chuva
a piscina na chuva raia1Existem os que tem medo da piscina quando chove, devido aos raios e trovões. Há também os que adoram a piscina na chuva pois como a chuva traz o frio você tem a sensação de que a piscina está mais quente… Mas e a piscina? O que acontece com a água da piscina na chuva? Bom, a primeira coisa que muda na piscina com a queda da chuva é o pH da água. Você já deve ter lido nosso texto onde falamos sobre a importância de medir e corrigir o pH da piscina. (Se não leu, clique aqui).

O pH da piscina na chuva tende a descer uma vez que a chuva normalmente tem o pH ou pouco (ou nem tão pouco assim) ácido. Somente esta alteração no pH já é responsável por uma série de alterações no “comportamento da piscina” no período de chuva. Com o pH abaixando constantemente você tem a eficiência do cloro diminuindo junto. Com o cloro ficando cada vez menos eficaz você nota que a piscina vai ficando cada vez mais propícia a uma eclosão de algas. Ou você acha que é coincidência ver as piscinas tomadas por algas justamente na época da chuva?

Uma outra mudança que acontece na piscina durante o período da chuvas também diz respeito ao cloro. Como se não bastasse o cloro perder gradativamente sua eficiência conforme o pH da piscina vai diminuindo, com o aumento das chuvas, o cloro vai sendo diluído, e portanto, com o passar do tempo, fica cada vez mais necessária a adição de cloro.

É um raciocínio linear: se sua piscina tem 20000 litros de água e num dado momento ela tem 100 gramas de cloro, esta relação está em torno de 5 gramas de cloro para cada 1000 litros de água. Se você adiciona água sem cloro à esta piscina você está diminuindo esta relação!

a piscina na chuva bhImagine que chova algo em torno de 5000 litros de água na piscina. Sua piscina teria agora menos de 5 gramas para cada mil litros de água. Em resumo: adicionando água de chuva à piscina você tem na realidade uma dissolução maior do cloro, o que contribui para aumentar a necessidade de colocar mais cloro.

Uma outra alteração que ocorre na piscina e que muitas vezes não é notada é a quantidade de impurezas que entra em contato com a água. Isso acontece em especial em piscinas mal planejadas que o fluxo da água da chuva acaba indo pra dentro da piscina. Se a água da chuva, que é minimamente limpa, já faz tão mal para a piscina, imagine uma água que vem trazendo além das impurezas da chuva, tudo que estava no chão: terra, poeira, fezes de animais, sementes, pedaços de folhas e plantas e etc.

Fica claro que a limpeza de piscinas na época da chuva não é a coisa mais simples de se fazer. É na verdade mais um motivo para escolher uma boa empresa para limpar sua piscina. Para você que quer cuidar de sua piscina por conta própria, não deixe de ler nossas dicas para manter o cloro na piscina e também nossas dicas para manter a piscina cristalina.

A Raia 1 Piscinas trabalha com limpeza de piscinas em Belo Horizonte/MG e mantém sua piscina cristalina inclusive no período chuvoso! Também fabricamos capas para piscinas que auxiliam na retenção de impurezas que vem com as chuvas!

Fale conosco e solicite um orçamento sem compromisso!

 

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email

raia1 piscinas