Usar água de poço na piscina compensa?

Usar água de poço na piscina compensa?

Pra que você consiga perceber a dimensão do problema, imagine uma barra de ferro...
Usar água de poço na piscina compensa? bhSe ela ficar em contato com a água ela passa por um processo de oxidação que sabidamente produz "ferrugem". Se você retira esta barra enferrujada da água e encosta em sua camiseta branca, o que acontece?

Isso mesmo! Ela deixa uma mancha marrom-avermelhada no tecido.

Agora imagine que este ferro esteja dissolvido na água... Como o cloro tem um alto poder oxidante, a coloração de ferrugem vai aparecer assim que o adicionarmos na piscina!

Para não correr o risco, e saber se a água da sua cisterna é rica em metais, você pode levá-la a um laboratório mas os testes são relativamente caros e podem demorar. Por isso, quando se trata de água de poço artesiano, geralmente identificamos a presença de metais ao colocar uma pitada de cloro na água. A reação do ferro com o cloro é praticamente instantânea!

Se há ferro na água, ela fica muito escura e seu tratamento é consideravelmente mais complicado.

Como retirar metais da água de poço bhComo retirar metais da água de poço

A retirada dos metais da água pode ser feita de duas formas distintas:

> Realizando um tratamento de choque utilizando cloro: que não é uma boa opção pois contribui para o desbotamento de revestimentos como o vinil e a fibra de vidro;
> Utilizando produtos específicos para o controle da presença de metais na água.

Ok! Você fez o teste e identificou que a água é rica em metais. Quanto será que custa para deixá-la livre destes elementos?

Aqui é válido salientar que não é uma questão tão simples quanto parece. O custo inicial é relativamente alto pois o tratamento de choque utiliza muito cloro e o controlador de metais é mais um produto que você precisará comprar. O custo de manutenção da piscina também é incrementado já que sempre que houver reposição de água você deverá cuidar dos metais que chegam dissolvidos.

O que cria a necessidade de reposição da água:

> aspiração para o esgoto;
> uso da função "Retrolavar" do filtro;
> uso da função "Pré-filtrar" do filtro;
> evaporação natural da água (que pode ser reduzida drasticamente com o uso de coberturas);
> saída das pessoas da piscina;

Muitas vezes o responsável pela perfuração do poço, ou mesmo o dono do caminhão pipa, diz que a água é boa e ela realmente está cristalina. O problema é que estes metais são invisíveis a olho nu. Normalmente esta cristalinidade dura enquanto não colocamos cloro na piscina. Assim que a água é clorada ocorre esta reação de oxidação do ferro e a recuperação da água é complicada.

Afinal, o uso da água de poço compensa ou não?
piscinas bhResponder a esta questão é extremamente complicado e, de certa forma, é subjetivo. Sinceramente, acreditamos que não compensa utilizar água de poço em piscinas porque, no final das contas, você acaba tendo que realizar todo o tratamento que a Companhia de Saneamento faz. Além do balanceamento químico, a questão dos metais é um problema central deste tipo de água.

Esta é a nossa opinião e nós esperamos que ela lhe ajude a tomar a decisão correta na hora de escolher a melhor forma de abastecer sua piscina.

Qualquer dúvida que tenha permanecido, entre em contato com a gente! Estamos sempre à disposição!

Trabalhamos com limpeza de piscinas a mais de 20 anos e estamos prontos para cuidar da sua economizando o máximo possível na conta de água!

Fazemos limpeza de piscinas residenciais, piscinas de condomínios, piscinas de clubes, academias, piscinas coletivas e de todos os tipos.

 

PREENCHA O FORMULÁRIO raia1 piscinas
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email