Nosso guia sobre a alcalinidade da piscina

Nosso guia sobre a alcalinidade da piscina

Como dissemos no nosso guia sobre o pH da piscina, uma das descobertas de quem está começando a lidar com a limpeza da sua própria piscina é a existência de algo que determina a estabilidade do pH. Sim, o nome disso é Alcalinidade. Assim como fizemos com o pH, hoje vamos fazer um guia de A a Z sobre a alcalinidade da piscina.

Você sabe o que é alcalinidade? Sabe como medir a alcalinidade da piscina? E como saber se o valor da alcalinidade está ideal ou precisa ser ajustado? Por fim, sabendo que está precisando de correção, como fazer? Como elevar e como diminuir a alcalinidade? Estas e outras questões você vai saber agora! Vem com a gente!

O que é a alcalinidade da piscina
A alcalinidade é um parâmetro químico que mede a capacidade que sua piscina tem de neutralizar os ácidos que entram em contato com a água. Em outras palavras, a alcalinidade é o que determina a estabilidade do pH. Se você não viu nossos textos sobre o pH, recomendamos que você os leia primeiro já que a alcalinidade influencia diretamente o pH e seu entendimento é trivial para lidar com toda a química da piscina.

Como medir a alcalinidade
Para medir a alcalinidade da piscina você pode usar uma Fita Teste, encontrada em toda loja de produtos químicos para piscinas. Como você já deve saber, ela normalmente mede além da alcalinidade, a quantidade de cloro livre na piscina, seu pH e sua quantidade de ácido cianúrico.

Além desta fita, também existe um Kit de Testes que permite identificar o patamar atual da alcalinidade da sua piscina. É um estojo semelhante ao usado para medir o cloro e o pH mas que em seu interior, vem uma espécie de “copinho” para coletar água da piscina e dois reagentes: um indicador e um titulante. Tanto com a fita quanto com o estojo de testes basta seguir as instruções de uso no rótulo e você conseguirá identificar a alcalinidade de sua piscina.

Qual o valor ideal da alcalinidade da piscina
O valor ideal para a alcalinidade de uma piscina é em torno de 100 PPM. Ao contrário do pH, que recomendamos manter exatamente em 7,2, o valor da alcalinidade pode ser considerado um pouco mais flexível e valores entre 80 PPM e 120 PPM são absolutamente aceitáveis.

Como elevar a alcalinidade
Ok! Você mediu a alcalinidade da piscina e encontrou um valor abaixo de 80 partes por milhão. Neste momento você vai precisar de um produto que é conhecido por diferentes nomes. Aqui em Belo Horizonte o encontramos como:

  elevador de alcalinidade
  estabilizador de pH
  pH certo
  pH estável

São vários nomes para um produto com a mesma finalidade! A ideia aqui é elevar a alcalinidade para manter o pH estável e por isso os fabricantes escolhem diferentes nomes.

Como diminuir a alcalinidade
Dificilmente você precisará reduzir o valor da alcalinidade já que, assim como o pH, ela tende a descer naturalmente e o trabalho acaba sendo sempre no sentido de elevá-la. Contudo, se você encontrar um valor muito alto na alcalinidade da sua piscina, a ideia é utilizar o mesmo produto usado para reduzir o pH da água. Ele afeta, além do pH, a alcalinidade. Por isso é importante, sempre que reduzir o valor da alcalinidade, voltar a medir e corrigir o pH da água.

A alcalinidade da água
A alcalinidade é um parâmetro um pouco mais complexo pois não é um valor quantitativo e sim uma espécie de “valor tampão”. Não aprofundaremos muito na química da alcalinidade aqui. O que você precisa saber é que se ela estiver distante de 100 PPM, pelo menos 20 PPM de distância, você poderá enfrentar problemas. Se a alcalinidade estiver muito alta é comum vermos incrustações na piscina bem como em seus equipamentos. Se a alcalinidade descer demais a piscina tende a ficar esverdeada e o pH varia de maneira absurda com qualquer chuva.

Por estes e outros motivos sempre insistimos: deixe a limpeza da sua piscina com quem entende do assunto: deixe-a com a gente! A Raia 1 Piscinas trabalha com tratamento de piscinas em BH a mais de duas décadas e está perfeitamente familiarizada com todos estes conceitos. Guarde sua mente para o que realmente interessa e deixa os cuidados com a piscina por conta da nossa equipe.

Se quiser falar com a gente e agendar a avaliação da sua piscina, entre em contato:

Telefone: (31) 3421-7619
WhatsApp:  (31) 9.9791-1564
email.: contato@raia1piscinas.com.br.

Se preferir, passe aqui na Rua Popular, Nº 10 - Bairro São Cristóvão em Belo Horizonte, Minas Gerais. Estamos à disposição de segunda à sexta, de 8 às 18 horas.

Se preferir, teremos o maior prazer em atendê-lo!

Trabalhamos com limpeza de piscinas e também fabricamos telas de proteçãocapas de proteção e Capa Térmica. Conte sempre com a Raia 1 Piscinas! Fazemos limpeza de piscinas residenciais, piscinas de condomínios, piscinas de clubes, academias, piscinas coletivas e de todos os tipos. 

Conte com a gente sempre que precisar!

REENCHA O FORMULÁRIO raia1 piscinas
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email