Os erros mais comuns na aplicação de cloro na piscina.

Os erros mais comuns na aplicação de cloro na piscina.

Quando uma pessoa entra em contato conosco, seja para adquirir uma capa para a piscina ou para solicitar a avaliação e um orçamento para a limpeza da piscina, frequentemente percebemos vários problemas relacionados ao uso dos produtos químicos. E dentre todos os produtos, o que tem o maior potencial para causar problemas é o cloro, seja ele líquido, em pó ou granulado. Depois de mais de duas décadas neste universo, lidando com limpeza de piscinas na região metropolitana de Belo Horizonte, é possível listar os principais erros que as pessoas cometem quando decidem clorar a piscina. Para que você, novato no assunto, não cometa os mesmos erros, fique com a gente e veja bem os principais erros na hora de clorar a piscina.

Principais erros na aplicação do cloro em piscinas
Um dos erros mais recorrentes relacionados à adição de cloro na água é causado pela impaciência das pessoas na hora de dissolver o produto. Quando o cloro é líquido este problema é quase inexistente, afinal, basta jogá-lo de forma espalhada na superfície e o cloro estará dissolvido. Entretanto, com o cloro em pó e principalmente o cloro granulado, é preciso certificar-se de que ele dissolveu completamente no balde antes de jogá-lo na piscina. Caso este procedimento seja negligenciado, o revestimento da piscina, especialmente se for de fibra ou de vinil, poderá ser danificado irreversivelmente.

Um outro erro comum na aplicação do cloro é utilizá-lo em excesso. O valor ideal para o cloro está sempre entre 1 e 3 PPM. Neste caso, “mais” não significa “melhor”! Em outras palavras, não se pode manter o cloro livre da piscina acima do limite pois o poder de oxidação do cloro atua também no revestimento da piscina. Se sua piscina for de fibra ou de vinil, você precisa prestar atenção neste limite! Apesar da tendência de melhora no aspecto visual da água, com mais de 3 PPM de cloro a piscina não pode ser utilizada! Nestes casos, o usuário da piscina pode sentir irritações na pele e ardência nos olhos.

Um outro erro extremamente comum, e muitas vezes cometido propositalmente, diz respeito ao manuseio do cloro. O cloro líquido e o cloro granulado emanam gases que, quando inalados, podem causar muitos danos à saúde. Contudo, o mais perigoso deles é o cloro em pó que, ao ser adicionado ao balde para dissolução, libera uma gigantesca quantidade de gás de cloro. Nossa recomendação é que, além do uso de máscaras, você possa manusear o cloro sempre na direção contrária do vento para que, ao colocá-lo na água do balde, o gás liberado seja soprado para o outro lado e não contra você.

Ainda resultado da falta de equipamentos de proteção individual, é comum vermos nossos clientes se queixando de perder suas peças de roupa devido à ação alvejante do cloro. Não há como reclamar! Para utilizar o cloro de maneira segura, para você, para os usuários da piscina e também para as suas roupas, é preciso utilizar uma espécie de avental que proteja sua camisa e sua calça. Qualquer respingo de cloro que atinja sua roupa será implacável: vai deixar sua roupa com uma mancha e não há como revertê-la.

Além destes, um outro equívoco comum que vemos que acontece bastante diz respeito ao horário da cloração. Cloros estabilizados não sofrem tanto com o sol, entretanto, se o cloro não for estabilizado ele pode evaporar em questão de minutos! Isso significa que você precisa escolher corretamente o cloro da sua piscina e também deve preferir adicionar cloro no final do dia. Uma outra opção para lidar com este tipo de problema seria instalar uma capa de proteção na piscina. Este acessório é capaz de reduzir drasticamente a quantidade de evaporação que ocorre na piscina, principal responsável pela perda de água, cloro e energia em piscinas.

E você, sabe colocar cloro na piscina?
Apesar de termos listado vários, ainda existem dezenas de outros equívocos comuns entre os responsáveis pela adição de cloro na piscina. Se você tem alguma dúvida com relação a este ou qualquer outro assunto relacionado à limpeza de piscinas, entre em contato conosco!

A RAIA 1 PISCINAS trabalha com limpeza de piscinas há mais de duas décadas e continua a sua disposição para sanar dúvidas e também para cuidar da sua piscina de fato!

Ligue pra gente ou envie uma solicitação pelo email! Peça uma avaliação da sua piscina! Deixe o tratamento com quem entende e se preocupe apenas em curtir os bons momentos de lazer! É mais seguro e mais tranquilo para você e sua família!

PREENCHA O FORMULÁRIO 

raia1 piscinas
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email