Utilizando auxiliadores de filtração para piscinas

Utilizando auxiliadores de filtração para piscinas

filtro-de-areia-da-piscina bhHoje vamos falar de um dos aliados na limpeza da piscina.
Ouvimos muito a respeito dos auxiliares de filtração, também chamados de clarificantes para piscinas, e, das coisas que ouvimos, precisamos esclarecer alguns pontos...

Sem muita conversa, vamos direto ao assunto.
O que é o auxiliar de filtração?

Chamamos de auxiliar de filtração, ou clarificante, produtos que ajudam o filtro na sua função de reter impurezas presentes na água da piscina.

Se você nos acompanha há algum tempo, já deve ter lido nosso texto sobre a filtração da piscina:

A filtração da piscina

Neste texto falamos sobre a necessidade da troca da areia, falamos sobre a importância de retrolavar o filtro e também da utilização de auxiliares de filtração.

Embalagem do auxiliar de filtração

Existem clarificantes sendo vendidos de diversas formas. Eles podem vir em embalagens de 1 litro, de 2 litros, de 5 litros e em vários outros volumes. Cada fabricante tem sua própria composição, que na realidade não são muito diferentes entre si, e suas embalagens. Aparentemente, o auxiliar de filtração mais comum aqui em Belo Horizonte/MG é o idHroFloc.

 

Mas o HidroFloc é decantador! Não é clarificante!
Calma! Vamos explicar...

Diferença entre clarificante e decantador
O HidroFloc é sim um decantador mas também é usado como auxiliar de filtração (clarificante). Você pode checar no próprio rótulo do HidroFloc que, se usado numa determinada quantidade (6 mililitros por m³ de água da piscina) e deixar a filtração desligada, ele funcionará como decantador. Entretanto, se utilizado numa outra quantidade (1,5 mililitros por m³) e a filtração for mantida normalmente, ele funcionará como auxiliar de filtração, ou clarificante.

Como usar o auxiliar de filtração?
Como acabamos de dizer, o uso do auxiliar de filtração é simples!

Basta ler e seguir as instruções do fabricante.
Contudo, vale lembrar no mesmo rótulo onde é informada a maneira correta de utilizar o clarificante, é mostrado o uso do produto como decantador. Sendo assim é preciso ficar atendo para colocar a dosagem correta e deixar a filtração em funcionamento durante o processo. Se a motobomba for desligada, provavelmente você terá o início de um processo de decantação na piscina, mesmo que utilize a dosagem para clarificar.

piscina-cristalina bhO procedimento para clarificar a piscina em geral é o seguinte:

  1. Encha um balde com água da própria piscina até a metade;
  2. Adicione no balde a quantidade correta para clarificar sua piscina (que deverá ser calculada de acordo com o volume da mesma);
  3. Adicione o conteúdo do balde de maneira espalhada na superfície da piscina;
  4. Mantenha a filtração funcionando pelas próximas 8 horas atentando-se para a necessidade de retrolavar o filtro.
  5. Não há mistério! É extremamente simples contar com clarificantes para garantir a cristalinidade da piscina!

Para saber mais sobre a cristalinidade da piscina e como mantê-la sempre limpa e saudável, dê uma lida em nosso conteúdo. Detalhamos todos os processos de limpeza de uma piscina para que você, de qualquer lugar do mundo, possa aprender com quem sabe! Na realidade são muitos os fatores aos quais você precisa estar atento para que a piscina fique realmente saudável.

Se não quiser se preocupar, deixe sua piscina com a Raia 1! Trabalhamos com limpeza de piscinas em Belo Horizonte/MG desde 1997 e estamos sempre à sua disposição, ok?

Grande abraço e até a próxima!

 

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email








raia1 piscinas