⇾ Como funciona um gerador de cloro

⇾ Como funciona um gerador de cloro

A ideia de ter um método auxiliar de desinfecção na piscina parece estar ganhando cada vez mais adeptos. Não é de se espantar, afinal, manter o nível de cloro livre sempre dentro do ideal proporciona benefícios nítidos assim como a negligência com este parâmetro acarreta problemas notórios. Uma das formas de manter a desinfecção, sem precisar ficar por conta da adição manual de cloro na piscina, é com a ajuda de um gerador de cloro.

Como muita gente ainda não sabe o que é um gerador de cloro, muita gente não sabe exatamente como ele funciona, e ainda, muita gente confunde o gerador com o dosador de cloro, resolvemos falar hoje sobre este dispositivo.

Se você tem alguma dessas questões, vem com gente!

Gerador de cloro
O gerador de cloro, diferente do que muita gente pensa, é um equipamento capaz de produzir cloro na própria piscina através de uma reação de eletrólise de um sal previamente adicionado à piscina.Em outras palavras, é um equipamento instalado na casa de máquinas da piscina que, quando em funcionamento, consegue manter o nível de cloro na água dentro de um patamar determinado pelo seu controlador. Para que ele funcione, é preciso adicionar, ao menos de 4 em 4 meses, uma pequena quantidade de sal na água.

O benefício que ele traz, além da comodidade de não ter que adicionar cloro manualmente a cada dois dias ou mesmo diariamente, são os mesmos da manutenção do teor de cloro livre na piscina. Se você não os tem em mente, segue uma pequena lista:

> água com mais brilho e cristalinidade;
> água sem o cheiro forte de cloro;
> piscina quimicamente segura, uma vez que é possível manter o cloro livre dentro do patamar ideal mesmo não adicionando cloro por vários e vários dias seguidos;
> piscina mais resistente à ação das chuvas, pois, estará constantemente incorporando o cloro que é gerado na casa de máquinas pelo gerador de cloro, etc.
> Estes são apenas alguns dos benefícios proporcionados pelo gerador de cloro.

Como funciona um gerador de cloro
Como dissemos, o gerador de cloro é instalado, assim como um sistema de desinfecção ultravioleta ou um gerador de ozônio (ambos sistemas auxiliares de desinfecção de piscinas), na casa de máquinas e funciona de maneira conjugada com a motobomba, ou seja, não precisa de acionamento manual. Ele identifica a quantidade de cloro livre na água e verifica se é necessário produzir mais. Em caso positivo, ele aciona um processo de eletrólise do sal e produz uma certa quantidade de cloro capaz de oxidar as impurezas na água. Assim que esta quantidade se mostrar suficiente para eliminar as impurezas e ainda manter na água um residual de proteção, o equipamento interrompe a eletrólise e a produção de cloro é interrompida.

Gerador de cloro versus dosador de cloro
O gerador de cloro, assim como o nome diz, é capaz de produzir cloro na água. Ele precisa do sal adicionado à água e não precisa de manutenção constante. Por outro lado, o dosador de cloro, do qual já falamos em outros textos, é um dispositivo mais básico, capaz apenas de dissolver as pastilhas de cloro adicionadas previamente ao seu compartimento, podendo ser comparado aos Cloradores Flutuantes, flutuadores, também chamados de “Margaridas”, pois a única coisa que faz é deixar que as pastilhas passem para a água lentamente prolongando assim os intervalos entre as adições manuais de cloro.

O Gerador de cloro é uma solução bem mais robusta e segura no tocante à desinfecção de piscinas e não deve ser colocado no mesmo nível do Dosador, afinal de contas, este é praticamente um equipamento manual que facilita a manutenção da piscina, e aquele, o Gerador de Cloro, é um dispositivo que contribui para a automatização da piscina.

Recomendamos que você avalie os custos dos equipamentos e também a rotina da sua piscina. Se você tem um tempo diário para cuidar da sua piscina, o Dosador de Cloro pode ser uma opção interessante, afinal, ele consegue te ajudar na cloração de maneira simples e direta. Contudo, se você não tem muito tempo e deseja automatizar a cloração da sua piscina, talvez seja melhor investir num equipamento Gerador de Cloro e deixar que ele faça o trabalho por você. Além de ser mais seguro, é um avanço considerável na qualidade da água da piscina.

A decisão como sempre é sua mas a RAIA 1 PISCINAS segue à sua disposição para ajudar tanto na manutenção da sua piscina como na escolha e instalação dos equipamentos da sua casa de máquinas, ok? Grande abraço e até a próxima!

PREENCHA O FORMULÁRIO 

raia1 piscinas
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email

 

Atendimento Via Whatsapp - Clique Aqui!