Como lidar com o excesso de folhas na piscina.

Como lidar com o excesso de folhas na piscina.

Para uma pessoa perfeccionista uma única folha na piscina é capaz de tirar o encanto do ambiente. Agora imagine se a piscina fica próxima de uma árvore que solta muita folha! Folhas de um pé de manga, por exemplo, podem deixar a piscina completamente turva já que vão consumir o residual de cloro e as algas e bactérias vão “fazer a festa”! Mas afinal, como lidar com as folhas que caem na piscina? Será que a única coisa que podemos fazer é fazer a peneiração da superfície de cinco em cinco minutos? Neste texto vamos conversar exatamente sobre isso! Vamos te mostrar algumas das alternativas para lidar com o excesso de folhas na piscina.

Como as folhas interferem na piscina
Não é só no aspecto visual do ambiente que a folha caída influencia. É preciso olhar mais de perto para perceber que as folhas, assim como qualquer outra coisa que entra em contato com a piscina (até mesmo a água!) interferem no balanceamento químico e também no escudo de proteção criado pelo cloro que você usa periodicamente. Se você imaginar que a folha é uma “peça única” que depois de entrar e sair da piscina não muda absolutamente nada, então realmente ela não iria interferir. Mas a realidade é bem diferente…

Folhas são partes das plantas que, por sua vez, são seres vivos e são constituídos de matéria orgânica. E o cloro não vai deixar de agir somente por que é uma folha e não é uma colônia de bactérias! Toda matéria orgânica que entra em contato com a piscina vai consumir o cloro que está presente na água. Como se não bastasse, a piscina também vai ter seu pH alterado uma vez que estas folhas não chegam à piscina com o pH neutro. Cada árvore possui folhas com um pH específico e não para por aí: cada folha, cada uma delas, tem pode ter uma história diferente que vai fazer com que esta variação do pH seja ainda maior. Para ilustrar, imagine que uma folha cai da árvore diretamente na água. Ela irá causar alguma alteração no pH da água, ainda que mínima. Agora imagine outra folha que caia da árvore na vasilha de vinagrete do churrasco e em seguida caia na piscina. Esta última, provavelmente terá seu pH muito mais ácido do que aquela primeira. Por isso é importante perceber que cada folha trará uma alteração, ainda que pequena, específica para o equilíbrio químico da água.

O problema do excesso de folhas
Em tudo que falamos até aqui, tratamos as folhas de maneira individual. Se cada folha, por menor que seja, influencia no pH e no consumo do cloro, imagine o estrago que fazem 10 folhas, 100 folhas, 1000 folhas! Quando existe uma grande quantidade de folhas no ambiente da piscina, é importante tomar algumas medidas para facilitar a limpeza e em alguns casos extremos, é preciso tomar alguns cuidados para tornar a limpeza possível!

Como lidar com o excesso de folhas no ambiente da piscina
Se as folhas constituem um problema, façamos os planos: como não deixar que as folhas influenciem a química da água? 

> Passando a peneira para pegar as folhas manualmente com a maior frequência possível;
filtrar a piscina sempre pelo skimmer;
> Se sua piscina não possuir um skimmer, adquira um portátil e coloque-o para funcionar;
limpar o pré filtro da motobomba com a maior frequência possível;
> Se for possível se planejar, por exemplo para a poda da grama, aumente a quantidade de cloro livre na piscina já prevendo que ele será consumido rapidamente devido ao excesso de folhas;

Na maior parte das vezes é mais eficiente prevenir do que remediar. Por isso, eis nossas sugestões para não ter que lidar com o excesso de folhas na piscina: compre uma capa de proteção. Ela pode ser usada tanto em dias de poda de árvores quanto em momentos em que a piscina não estiver sendo usada. A capa de proteção elimina 100% das folhas na água e faz isso antes que elas entrem em contato com a piscina, o que salva o nosso sagrado equilíbrio químico.

Pronto para lidar com as folhas da sua piscina?
Estas são algumas das possibilidades que temos quando o assunto são as folhas que caem ininterruptamente na piscina. Se você puder instalar uma capa de proteção, 90% dos seus problemas estão resolvidos. É sempre bom também, quando somos “vítimas deste problema”, que tenhamos um método auxiliar de desinfecção para ajudar o cloro quando as folhas entrarem em contato com a água.

Além disso, é bom contar com uma empresa experiente em tratamento de piscinas. Se precisar, a RAIA 1 PISCINAS está à disposição, ok? Trabalhamos com limpeza de piscinas e também fabricamos telas de proteçãocapas de proteção e Capa Térmica. Conte sempre com a Raia 1 Piscinas!

Se preferir, teremos o maior prazer em atendê-lo!

praticas de limpeza de piscina
Dicas práticas para limpar sua piscina.
Dicas práticas para limpar sua piscina. Estamos sentindo falta de algo mais prático no nosso blog… Este mês falamos sobre a
Read more.
trocador-de-calor
Trocador de calor
Trocador de calor A grande maioria concorda que ter uma piscina em casa é simplesmente maravilhoso. Entretanto, muitos também reclamam
Read more.

 

PREENCHA O FORMULÁRIO raia1 piscinas
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email