Cloro livre – O que é e como medir?

Cloro livre - O que é e como medir?

Cloro livre - O que é e como medir? O mercado de piscinas já está acostumado a dizer que para manter a piscina sempre cristalina é importante controlar o pH da água e manter o cloro livre sempre no nível correto.  Muitas vezes, confundem “nível de cloro”, com “nível de cloro livre”Esta nomenclatura se mistura na cabeça de muita gente e por isso hoje vamos esclarecer as dúvidas referentes à medição do cloro em piscinas. Você sabe exatamente como medir a quantidade de cloro que há na piscina? Você sabe como medir o cloro livre?

 O cloro livre
Cloro livre - O que é e como medirNo universo das piscinas, a medição do cloro livre precisa ser distinguida da medição do cloro. O cloro livre é aquela quantidade de cloro que está na piscina à espera de alguma impureza para oxidar. É como se fossem os soldados prontos para a batalha da desinfecção da piscina. Seguindo este raciocínio, a quantidade de cloro livre em piscinas deve estar sempre em torno de 1,5 ppm. Esta é a quantidade ideal de soldados que conseguirão de fato impedir que os usuários da piscina contraiam uma infecção na piscina.


 Como medir o cloro livre na piscina
cloro livrePara encontrar o valor correto de cloro livre na piscina, basta utilizar uma fita-teste que geralmente mede não só o cloro livre mas também o nível de pH e a alcalinidade da água. O que muita gente não sabe é que o estojo de testes não nos informa acerca do cloro livre mas somente do cloro total.

 Cloro combinado
O cloro combinado é aquele que já foi ou está sendo consumido na desinfecção da piscina. Quimicamente falando é a união do cloro com compostos nitrogenados. Ele não tem poder de desinfecção nenhum e possui um cheiro fortíssimo de cloro. Muitas vezes, quando a piscina está infestada por cloro combinado é possível perceber o cheiro forte de cloro na água. Na realidade esta associação é equivocada uma vez que o cloro dissolvido na água não tem cheiro nenhum. O que tem “cheiro de cloro” na verdade é este cloro inútil que chamamos de cloro combinado.

 Como medir o cloro combinado
Como medir o cloro livrePara medir a quantidade de cloro combinado na piscina, precisamos primeiramente identificar um outro parâmetro: o cloro total. Sempre que uma piscina estiver com muito cloro combinado é preciso realizar um tratamento de choque com cloro. Se não sabe bem como fazer, consulte nosso texto: Tratamento de choque com cloro na piscina – Saiba como fazer!

 O cloro total
O cloro total é a quantidade de soldados prontos para agir (cloro livre) somada ao número de soldados que já estão batalhando na guerra da desinfecção da piscina. Em outras palavras: é a quantidade de cloro livre somada à quantidade de cloro combinado. Ou ainda, a quantidade de cloro útil somada à quantidade de cloro inútil. É um parâmetro muito importante pois nos possibilita saber se a piscina está realmente protegida pelo cloro ou se o cloro que colocamos está se transformando em cloro combinado.

Como medir o cloro total Como medir o cloro total
A medição do cloro total provavelmente você já conhece. Os estojos de testes, que medem pH e cloro, na verdade nos dão o valor do cloro total.

 Cloro livre, cloro combinado e cloro total – Conclusão
cloro Fica claro que são muitos nomes, vários semelhantes e que conhecer todos eles pode ser difícil.  É por isso que, apesar da suspeição, sempre recomendamos que você contrate uma empresa para cuidar de sua piscina. A limpeza da piscina pode parecer simples à primeira vista mas é de fato mais complexa do que se imagina. Muita gente acredita que é só colocar cloro e o problema se resolve… Vemos com frequência piscinas repletas de cloro combinado e o proprietário ainda acredita que há excesso de cloro… É preciso entender bem o processo químico de desinfecção para trabalhar com limpeza de piscinas. E estes são apenas algumas das peculiaridades do processo de limpeza de uma piscina. Espero que estes conceitos tenham ficado claros e que, de agora em diante, você consiga entender o porquê do cheiro forte na piscina, o porquê de realizar de tempos em tempos uma super-cloração…

 Para saber mais sobre o assunto veja nossas dicas para uma piscina cristalina, nossas dicas para manter o cloro na piscina e também nossas dicas para abastecer a piscina.

 Para não ter que se preocupar com a limpeza da piscina, conte com a Raia 1 Piscinas!

 Trabalhamos com limpeza de piscinas desde 1997 e estamos perfeitamente familiarizados com todos os obstáculos desta ramo.

 

PREENCHA O FORMULÁRIOCloro livre - O que é e como medir?
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email