Mantendo o equilíbrio químico da água da piscina

Mantendo o equilíbrio químico da água da piscina

Depois de muito treinamento, muitas experiências, podemos afirmar que conhecemos como poucos conhecem o processo de limpeza de uma piscina. Aprendemos, dentre um monte de coisas, que o equilíbrio químico da água da piscina é fundamental para que no final de semana nosso cliente possa nadar tranquilamente e ficar satisfeito com a qualidade da água. Para manter a água da piscina balanceada, é importante certificar-se que todos os parâmetros estão de acordo com as instruções dos fabricantes dos produtos e equipamentos usados na piscina.

Controle os parâmetros químicos
É preciso controlar de perto certos parâmetros da água. Alcalinidade, pH, cloro livre, cloro combinado, dureza de cálcio e etc.

A alcalinidade da piscina
escala de alcalinidade da piscinaA alcalinidade deve ser controlada pois ele confere estabilidade ao pH. 
Se a alcalinidade está desregulada a piscina tende a apresentar variações bruscas no pH e isto favorece, além do aparecimento de algas, a ineficiência do cloro adicionado.
Então, antes de qualquer coisa é importante medir e corrigir a alcalinidade da água da piscina.
A alcalinidade da piscina pode ser medida com um Kit Teste de alcalinidade ou uma Fita Teste.

O pH da piscina
Depois de medir e fazer as correções necessárias na alcalinidade é hora de checar o pH da água da piscina.
Se o pH não for regulado da maneira correta a água fica verde com qualquer chuva ou utilização intensa da piscina.
Isso acontece pois a acidez da água (o pH é um parâmetro que mede a acidez da água) determina a eficiência do cloro e se o cloro não está com sua eficiência máxima a piscina pode ficar verde a qualquer momento.
Então, como segundo passo para manter o equilíbrio químico da piscina é medir e corrigir o pH.

O pH da piscina pode ser medido com um Kit Teste de pH e cloro ou com uma Fita Teste.
escala do ph da piscina

 

Cloro livre na piscina
Além de medir e corrigir a alcalinidade e o pH, é importante checar o parâmetro que garante a desinfecção da água. O cloro livre na água é a única garantia que quando um agente patogênico entrar em contato com a piscina ele será imediatamente oxidado. Se a piscina está com pouco cloro as algas e bactérias podem tomar conta e deixá-la horrorosa. O cloro livre na água deve ser sempre em torno de 2 ou 3 PPM. Para facilitar a manutenção dos níveis de cloro é possível instalar dosadores de cloro ou utilizar cloradores flutuantes, excelentes aliados da limpeza da piscina, que dissolverão pastilhas de cloro aos poucos facilitando o processo de desinfecção da água. O cloro livre da piscina pode ser medido com uma Fita Teste.

O cloro combinado na piscina
medir-ph-da-piscina-em-bhAlém do cloro livre, é importante dar atenção aos níveis de cloro combinado uma vez que ele é extremamente prejudicial à saúde e também produz um forte cheiro de cloro na piscina.
Para os que não entendem bem de limpeza de piscinas, este cheiro é geralmente associado ao excesso de cloro equivocadamente.
Na realidade, quando há um forte cheiro de cloro na piscina, o interessante é oxidar estes compostos com um tratamento de choque com cloro.
O cloro combinado da piscina pode ser calculado subtraindo a quantidade de cloro encontrada na medição da Fita Teste (Cloro Livre) do valor encontrado na medição feita com um Kit Teste de cloro (Cloro Total).
São vários os parâmetros que devem ser observados e, sinceramente, nossa recomendação é que você conte com uma empresa especializada para manter o equilíbrio químico da água da sua piscina.

Escrevemos um pouco sobre a escolha da empresa certa para cuidar da sua piscina. Se quiser ver, confira no link:

» Como escolher a empresa para limpar sua piscina?
» Por que contratar uma boa empresa para limpar sua piscina?
» Três vantagens de contratar uma empresa de limpeza de piscinas

Se precisar de algum tipo de suporte, conte com a Raia 1 Piscinas!

Fazemos limpeza de piscinas em Belo Horizonte e fabricamos capas térmicas, capas de proteção e também telas de proteção.

Estamos sempre à sua disposição!

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email

raia1 piscinas