Diferenciando Evaporação de Vazamento na Piscina

Diferenciando Evaporação de Vazamento na Piscina

Você acorda tranquilo num sábado de férias, toma um bom café da manhã e começa a se preparar para a piscina que havia deixado cristalina no dia anterior... Quando chega na área de lazer observa que o nível da água na piscina abaixou e muito.

E agora?

Quando o nível de água da piscina desce
Quando o nível de água da piscina desce bhA primeira coisa que vem à mente é a possibilidade de existir um vazamento na piscina. Vazamentos são as principais causas da redução do nível de água e realmente podem ser uma dor de cabeça para o proprietário. Contudo, apesar de serem uma possibilidade, é preciso avaliar bem para ter a certeza de que realmente há um vazamento na piscina. É preciso checar, antes de começar uma quebradeira para procurar vazamentos no revestimento da piscina, pois existem outras possibilidades!

Para além do vazamento

Antes de quebrar todo o entorno da piscina procurando pela razão da redução do nível da água, é interessante checar alguns pontos:

A posição e a integridade dos registros

A posição e a integridade dos registros bhÉ importante checar se há algum registro aberto por engano através do qual a água pode estar indo pelo ralo. Além de estar aberto por engano, um registro também pode estar fechado mas não estar conseguindo vedar a circulação da água. Se for o caso do dreno, por exemplo, a água pode estar escorrendo lentamente e indo embora pelo cano mesmo!

A tampa do pré-filtro da bomba da piscina
Este é um dos itens que mais assustam os donos de piscinas. A tampa do pré-filtro possibilita sua limpeza mas, em vários fabricantes e principalmente nos modelos antigos, ela é difícil de ser manuseada.

Esta dificuldade pode acarretar um fechamento imperfeito e muitas vezes vazamentos pequenos o suficiente para não vermos inicialmente mas grandes o suficientes para ir abaixando o nível da piscina aos poucos. Se for este o problema é preciso checar rápido pois a água vai estar escorrendo pela motobomba na casa de máquinas e sabemos que muitas vezes estes ambientes não tem um bom escoamento de água, o que pode acabar causando uma inundação.

dieferenciando-evaporação-de-vazamento-na-piscina bhmgEvaporação
Antes de mais nada é preciso pensar na possibilidade de ter a água perdida através da evaporação.

SIM! ISSO MESMO!

A evaporação da piscina pode ser muito intensa quando a utilização da piscina é constante, o clima está seco, a temperatura está alta e o vento está forte. Se este for o cenário da sua piscina nos últimos dias, há uma grande possibilidade de você perder cerca de cinco centímetros de água da piscina num único dia!

Mas e então?
O que fazer para evitar a evaporação da água da piscina? 
Vejamos...

Evitando a evaporação da piscina
Para reduzir o prejuízo causado pela evaporação da água da piscina, podemos tomar uma série de medidas! Confira:

Se sua piscina possui cascata, spa ou borda infinita, procure desligar estes dispositivos quando não estiver utilizando a piscina.
Se sua piscina não possui capa térmica ou capa de proteção, compre uma já! Ela reduz a superfície de contado da água com o ar o que praticamente elimina a evaporação da água.
Se sua piscina possui aquecedor, evite temperaturas muito altas. Procure não ultrapassar a marca dos 26 ºC para reduzir a evaporação.
 Procure retrolavar o filtro da piscina somente o necessário. A retrolavagem inevitavelmente joga água fora mas podemos ficar atentos para não desperdiçar!

Se depois de verificar isso tudo, ainda assim acreditar que há um vazamento, faça contato com uma empresa especializada para verificar. Vazamento na piscina é um assunto sério e precisa ser tratado como tal. Uma fissura no revestimento pode danificar toda a estrutura da casa e, em casos extremos, acabar causando uma tragédia.

Se não quiser se preocupar, deixe sua piscina com a Raia 1! Trabalhamos com limpeza de piscinas em Belo Horizonte/MG desde 1997 e estamos sempre à sua disposição, ok?

Grande abraço e até a próxima!

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email