Escolhendo o filtro certo para a piscina

Escolhendo o filtro certo para a piscina

A escolha do filtro é uma tarefa pra especialistas. Não duvide disso! Por quê?

Depois de ler este texto você vai ser capaz de entender por que a escolha do filtro não deve ser feita seguindo apenas uma tabela pronta ou uma instrução simplista que leva em consideração somente a capacidade da piscina, a vazão da bomba e a carga de areia do filtro.

Qual a função do filtro nas piscinas?

Se você acompanha nossas publicações já deve saber... Para você que é novo por aqui (Seja bem-vindo!) vamos começar do princípio:

O filtro é responsável pela retenção de partículas sólidas presentes na água da piscina. Para os que não entendem muito de piscinas (e não estão equivocados), o filtro é o equipamento responsável pela manutenção da transparência da água. O tipo mais comum é o filtro de areia. Como o próprio nome sugere, ele usa uma areia especial para filtros como elemento filtrante e o caminho que a água faz em seu interior determina a função executada. Nestes filtros de areia geralmente há uma alavanca com várias posições e alterando esta alavanca é possível alterar o caminho que a água faz no interior do filtro.

Veja nosso texto onde falamos sobre as posições da válvula do filtro.

Outro tipo de filtro bastante conhecido, sobretudo entre os donos de piscinas infláveis e piscinas de montar, é o de pano. Também como o nome sugere, ele possui um elemento filtrante feito de tecido. Neste texto vamos falar especificamente sobre os filtros de areia, já que são usados em piscinas maiores e possuem maior eficácia.

filtro d piscina raia1Como escolher o filtro da sua piscina? Por via de regra, quanto maior o filtro, melhor!

Entretanto, para tudo há um limite! Não é razoável instalar um filtro de duas toneladas de areia numa piscina com 10 m³. É precito ter bom senso! Existe uma regra que determina que o filtro certo para sua piscina é aquele que permite que todo o volume de água seja filtrado em até 8 horas. Para saber como calcular o volume de sua piscina, confira nosso texto http://raia1piscinas.com.br/volume-da-piscina-como-calcular/

Seguindo esta regra, você realmente terá um filtro capaz de filtrar a piscina em condições normais. Mas e quando acontecer uma "condição anormal"?

E quando falamos sobre "condição anormal" incluímos:

  o dia seguinte à escovação, quando a sujeira está decantada no fundo e a filtração precisa ser potente;
  o dia em que a piscina for muito utilizada, o que é comum no período de férias escolares;
  o dia em que houver uma chuva intensa e muitos detritos acabarem entrando em contato com a água da piscina;
  o dia em que houver uma ventania e uma grande quantidade de areia, poeira e terra caírem na piscina e aí por diante!
São muitas as situações nas quais a piscina precisará de uma filtração potente o suficiente para lidar com uma grande quantidade de sujeira.

Por isso é interessante levar em consideração não somente os dias normais, as condições normais! É preciso entender que sempre vai acontecer uma chuva forte, sempre vai acontecer uma ventania, sempre vai existir o período de férias escolares e a criançada vai usar e abusar da piscina! Seguindo este raciocínio, recomendamos a instalação de um filtro que consiga filtrar todo o volume da piscina no menor tempo possível.

Que seja duas horas, três horas mas que nunca ultrapasse demais este limite! Se você consegue filtrar todo o volume de água da piscina com duas horas, este filtro provavelmente permitirá a aspiração do fundo semanalmente sem que haja a necessidade de jogar água fora. Além da economia de água, o tratamento da piscina é muito mais eficiente!

É assim que recomendamos o dimensionamento do conjunto filtrante: compre uma bomba e um filtro que consiga filtrar toda sua piscina em até duas ou três horas. Tente não economizar neste momento pois, comprando um filtro muito pequeno, certamente a manutenção da piscina será prejudicada.

Esperamos que tenha ficado claro a importância do bom dimensionamento do filtro da sua piscina. De qualquer forma, se ficou alguma dúvida, entre em contato com a gente! Estamos sempre à disposição!

Trabalhamos com limpeza de piscinas há décadas e estamos acostumados a lidar com este tipo de questão. Já vimos na prática os benefícios de um conjunto filtrante super dimensionado e também já lidamos com casos onde o filtro foi subdimensionado...

Se quiser falar com a gente e agendar a avaliação da sua piscina, entre em contato:

Telefone: (31) 3421-7619
WhatsApp:  (31) 9.9791-1564
email.: contato@raia1piscinas.com.br.

Se preferir, passe aqui na Rua Popular, Nº 10 - Bairro São Cristóvão em Belo Horizonte, Minas Gerais. Estamos à disposição de segunda à sexta, de 8 às 18 horas.

Se preferir, teremos o maior prazer em atendê-lo!

Trabalhamos com limpeza de piscinas e também fabricamos telas de proteçãocapas de proteção e Capa Térmica. Conte sempre com a Raia 1 Piscinas! Fazemos limpeza de piscinas residenciais, piscinas de condomínios, piscinas de clubes, academias, piscinas coletivas e de todos os tipos. 

PREENCHA O FORMULÁRIO raia1 piscinas
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email