Instalação elétrica e hidráulica

Instalação elétrica e hidráulica do conjunto filtrante.

A instalação dos equipamentos necessários para o funcionamento de uma piscina é uma das principais fontes de dúvidas que respondemos no nosso dia a dia. Muita gente tem dúvidas quanto à instalação hidráulica da motobomba, quando é necessário determinado registro, onde se instala um determinado equipamento, se é antes ou depois do filtro… Existem ainda muitas dúvidas com relação à instalação elétrica do conjunto filtrante, como é feita a ligação do motor, se ele pode ser ligado sem aterramento, quando é melhor que ele seja 200 Volts...

Estas dúvidas sempre aparecem e dificilmente conseguiríamos reuní-las num único texto. Contudo, vamos dar algumas dicas gerais sobre a instalação elétrica e a instalação hidráulica da bomba e do filtro da piscina e desde já deixamos claro que, se permanecer alguma dúvida, pode mandar pra gente que responderemos num próximo texto, ok?

Para instalar o filtro e a bomba da piscina

Instalação elétrica
É interessante dimensionar corretamente o disjuntor usado na casa de máquinas e sua proteção. Prever também o local da instalação do botão “Liga/Desliga” da motobomba. É importante verificar, ainda na construção da casa de máquinas, o ponto de aterramento de acordo com a norma brasileira NBR 5410 (NB 3). Vale ressaltar que este tipo de instalação é necessária inclusive para solicitar atendimento em garantia junto ao fabricante da motobomba, em caso de algum defeito de fabricação.

Em instalações sem chaves de proteção ou fusíveis, as garantias podem ser negadas. É interessante também se certificar de que a tensão que chega na motobomba e nos outros equipamentos da casa de máquinas está perfeitamente de acordo com o que o fabricante determina. Tenha em mente que, dependendo da distância da casa de máquinas para a fonte de energia, poderá acontecer um fenômeno conhecido no universo da eletricidade chamado de “queda de tensão”.

Depois de observar todos estes pontos, lembre-se de ler o manual de instruções com atenção. Somente assim você terá a certeza de que estará fazendo tudo de acordo com as recomendações de segurança do fabricante. Se não for fazer a instalação, conte com uma empresa especializada em casa de máquinas de piscinas pois, como sempre falamos, pequenos detalhes podem causar grandes prejuízos quando se trata de piscinas.

Instalação hidráulica
Com relação à instalação hidráulica da casa de máquinas e da piscina como um todo, também temos algumas dicas: preveja a tubulação do abastecimento / reposição de água da piscina. É sempre bom deixar uma fonte de água da rede pública ou predial para abastecer a piscina. Para tanto, utilize um registro específico e deixe sua tubulação acima da borda da piscina.

Alternativamente, você pode usar uma mangueira conectada a uma torneira afastada da borda da piscina mas, convenhamos, o registro dentro da casa de máquinas é mais adequado! Não deixe de prever também a tubulação do esgoto que sai do filtro da piscina, caso contrário, toda vez que você for retrolavar a areia do filtro, a água vai molhar tudo que estiver diretamente no chão da casa de máquinas.

Pense também que todo equipamento a ser instalado poderá precisar de manutenção, afinal, nada dura pra sempre. Sendo assim, instale registros e uniões para fazer o “by-pass” quando precisar retirar o filtro, a motobomba e os outros dispositivos.

Conclusão
Estas são apenas algumas observações importantes para você ter em mente na hora de instalar a casa de máquinas da sua piscina. Entretanto, observe que a instalação da casa de máquinas, assim como a instalação de todos os seus equipamentos, não é um trabalho para qualquer pessoa! É preciso ter conhecimento de eletricidade e de hidráulica além de experiência com o setor de piscinas.

Podemos te ajudar! Trabalhamos com instalação de casa de máquinas de piscinas há décadas e estamos perfeitamente familiarizados com esta atividade.

Telefone: (31) 3421-7619
WhatsApp:  (31) 9.9791-1564
email.: contato@raia1piscinas.com.br.

Se preferir, passe aqui na Rua Popular, Nº 10 - Bairro São Cristóvão em Belo Horizonte, Minas Gerais. Estamos à disposição de segunda à sexta, de 8 às 18 horas.

Se preferir, teremos o maior prazer em atendê-lo!

Trabalhamos com limpeza de piscinas e também fabricamos telas de proteçãocapas de proteção e Capa Térmica. Conte sempre com a Raia 1 Piscinas! Fazemos limpeza de piscinas residenciais, piscinas de condomínios, piscinas de clubes, academias, piscinas coletivas e de todos os tipos. 

Conte com a gente sempre que precisar!

limpeza de piscina
Como escolher a empresa para limpar sua piscina?
Como escolher a empresa para limpar sua piscina? Quando você percebe que está com pouco tempo para você mesmo e
Read more.
dosador de cloro
Dosador de cloro para piscina
Dosador de cloro para piscina A utilização de cloro em piscinas é obrigatória no Brasil. Se esta é uma medida
Read more.


skimmer limpeza de piscina


REENCHA O FORMULÁRIO
 raia1 piscinas

Receba nossas dicas gratuitamente em seu email