Limpeza de lagos e espelhos d’água na piscina

Limpeza de lagos e espelhos d'água na piscina.

O tratamento de água é um universo imenso. Trabalhamos com limpeza de piscinas a mais de duas décadas e desde o início nos deparamos com o desafio de manter lagos e pequenos espelhos d’água limpos.

Existem várias empresas em Belo Horizonte que se oferecem para limpar espelhos d’água mas poucas são as que realmente sabem como fazer. A limpeza de um espelho d’água é muito semelhante àquela realizada em piscinas pequenas e até mesmo em piscinas maiores. Geralmente a diferença está nos pequenos detalhes e é disso que vamos falar hoje. Você sabe quais as diferenças entre a limpeza de um espelho d’água e a limpeza de uma piscina de grande porte?

Limpeza de uma piscina grande
A limpeza de uma piscina é uma rotina pesada: limpeza das bordas, escovação do fundo e das paredes, peneiração da superfície, filtração diária, retrolavagem pelo menos uma vez por semana, limpeza periódica do pré filtro da motobomba, limpeza periódica da capa térmica e não para por aqui.

  • Se houver capa de proteção ela precisa ser limpa de tempos em tempos…
  • Se houver um trocador de calor ele precisa ter seu evaporador sempre limpo para garantir a performance do sistema…
  • Se houver um skimmer ele precisa ter seu cesto sempre limpo para garantir uma boa sucção…

É preciso ainda garantir o balanceamento químico da piscina controlando o pH, a alcalinidade total, o nível de cloro livre e verificar a necessidade de decantar para posteriormente aspirar o fundo da piscina drenando ou filtrando. Cansou só de ler, não é mesmo? Pois é! E como será a limpeza de um espelho d’água?

Limpeza de um espelho d’água
Para certificarmos de que estamos falando a mesma língua, vamos definir o que é um espelho d’água… Chamamos de espelho d’água, pequenos volumes de água utilizados única e exclusivamente para incrementar o aspecto visual de um determinado ambiente. É comum vermos espelhos d’água com fontes e chafarizes e uma iluminação que confere charme e requinte ao ambiente durante a noite.

A limpeza de um reservatório destes é peculiar por alguns motivos:

  • Geralmente não se pode filtrar o fundo do espelho d’água pois o filtro é muito pequeno para reter a impureza acumulada no fundo.
  • Não se pode utilizar uma mangueira grande para aspirar o fundo pois ela inevitavelmente acaba levantando a sujeira decantada e jogando nosso trabalho todo por água abaixo.
  • Não se pode utilizar a peneira cata-folhas pelo mesmo motivo.
  • Para lidar com estas peculiaridades, nós temos algumas artimanhas!
  • Quanto à capacidade do filtro, a única forma de lidar é investindo na instalação de um filtro maior. Você pode estar se perguntando “Por que o filtro pequeno não dá conta já que o volume de água é pequeno?

limpeza de lagos e espelhos dágua da piscinaNós respondemos: O volume de água é pequeno mas geralmente a área do espelho d’água não é pequena. Pode ser pouca água mas a superfície de água geralmente é grande e capaz de captar muitas folhas, insetos, poeira e outras impurezas. Por isso o filtro acaba sendo pequeno. A melhor solução para lidar com isso é fazendo um investimento na aquisição de um conjunto filtrante maior. Quanto à aspiração, nosso macete é amarrar pequenas bóias à mangueira para que ela não afunde e, assim, não passe próximo do fundo do espelho d’água. Quanto à utilização da peneira para retirar folhas e insetos da superfície, a dica é deixar esta parte da limpeza por último. Ao contrário do que se pode fazer num reservatório de maior profundidade, num espelho d’água não se pode utilizar a peneira logo de início. O ideal é deixar a peneira por último até para garantir que não vai ficar nada boiando ao final da limpeza.

O tratamento da água do espelho d’água
O tratamento químico do espelho d’água é o mesmo daquele feito numa piscina maior. O pH é controlado da mesma maneira e precisa ser mantido em torno de 7,2. A alcalinidade total, conforme já dissemos em outro texto, precisa ser mantida em torno de 100 PPM para garantir que o pH não fique variando de maneira frenética. O nível de cloro livre também precisa ser controlado para que o mosquito da dengue não se reproduza e também para garantir a cristalinidade da água.

A Raia 1 Piscinas trabalha com tratamento de piscinas e está perfeitamente familiarizada com este universo. Inclusive fazemos a instalação de casas de máquinas de piscinas.

Se ficou alguma dúvida ou se quiser nos dar alguma sugestão, fale com a gente!

Telefone: (31) 3421-7619
WhatsApp:  (31) 9.9791-1564
email.: contato@raia1piscinas.com.br.

Se preferir, passe aqui na Rua Popular, Nº 10 - Bairro São Cristóvão em Belo Horizonte, Minas Gerais. Estamos à disposição de segunda à sexta, de 8 às 18 horas.

Se preferir, teremos o maior prazer em atendê-lo!

Trabalhamos com limpeza de piscinas e também fabricamos telas de proteçãocapas de proteção e Capa Térmica. Conte sempre com a Raia 1 Piscinas! Fazemos limpeza de piscinas residenciais, piscinas de condomínios, piscinas de clubes, academias, piscinas coletivas e de todos os tipos. 

Conte com a gente sempre que precisar!

REENCHA O FORMULÁRIO raia1 piscinas
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email