Manuseio do filtro de piscina

Manuseio do filtro de piscina

Dos equipamentos utilizados na limpeza de uma piscina, o filtro aparece como o mais importante pois retém as sujeiras suspensas na água contribuindo para a manutenção da cristalinidade da água. Em especial quando falamos sobre o tratamento físico da piscina, não podemos deixar de falar sobre o filtro da piscina.

Então hoje nós vamos discutir um pouco a respeito da importância desse protagonista da limpeza da piscina e também falar um pouco sobre o manuseio do filtro da piscina.

O filtro da piscina
filtro d piscina raia1Como o próprio nome já indica, o filtro é o equipamento responsável pelo processo de filtração da água da piscina. Uma vez que ele não trabalha isoladamente, o filtro faz parte de um sistema um pouco maior chamado de “sistema de filtração”: que limpa a água da piscina através do elemento filtrante que está dentro do filtro.

Existem alguns tipos diferentes de filtro, classificados de acordo com o elemento filtrante, mas os principais são os filtros de pano e os filtros de areia. O filtro de pano trabalha retendo as sujeiras no cartucho de pano enquanto a água passa. Já o filtro de areia, que é bem mais comum em piscinas maiores, justamente por ser mais eficiente, possui uma carga de areia especial para filtros que retém a sujeira permitindo a passagem da água.

O filtro retém partículas suspensas na água incluindo folhas, cabelos, algas e outras impurezas que reduzem a ação dos produtos químicos e consomem o cloro da piscina. Aqui falaremos especificamente sobre o manuseio de filtros de areia ok?

Manuseio do filtro da piscina
Manuseio do filtro da piscina em bhManter o filtro em perfeitas condições e funcionando durante o período de tempo recomendado pelo fabricante contribui para que sua piscina permaneça cristalina e saudável. Em geral, o tempo de filtração é calculado de acordo com a vazão da motobomba que por sua vez é calculada de acordo com o tamanho da piscina.

A primeira coisa que você precisa saber antes de manusear o filtro da piscina é que para antes de mexer na alavanca do filtro deve-se desligar a motobomba da piscina! Se você não o fizer, certamente terá problemas tanto no filtro quanto na motobomba da piscina.

Uma segunda informação super importante a respeito do manuseio do filtro é a periodicidade da troca da areia. Recomendamos trocar todo o elemento filtrante anualmente. Isso deve ser feito para assegurar eficiência máxima para todo o sistema de filtragem da piscina. O consumo de energia elétrica do sistema de filtragem da piscina equivale acerca de 5% do consumo mensal de um domicílio comum.

Mesmo sendo uma quantia muito pequena, é interessante a instalação de um dispositivo temporizador para ligar e desligar o filtro da piscina automaticamente, tanto para economizar energia acabando com a possibilidade de esquecer o sistema de filtragem ligado, quanto para dividir as horas de filtração ao longo de dia de maneira mais uniforme… Com um timer na casa de máquinas controlando o filtro da piscina você não precisa se preocupar em ligar e desligar a motobomba.

Se precisar de instalar um timer em sua casa de máquinas, fale conosco! A Raia 1 Piscinas trabalha com timer e tem know-how para te dar todas as orientações importantes para seu manuseio. Outra dica importante para manter o filtro sempre em dia é lembrar de utilizar somente areia especial para filtros!

Muitas empresas, com a intenção de economizar demais, utilizam areia inadequada para filtros e acabam prejudicando a filtração da piscina de seus clientes…

⇒ Conte com a Raia 1 Piscinas para efetuar a troca da areia de seu filtro! Fuja de problemas e aventureiros do mercado! Para que o manuseio dos registros do sistema de filtragem da piscina fique mais fácil, nós recomendamos a identificação de cada tubo e registro através de adesivos ou placas identificadoras.

⇒ O filtro possui, geralmente, 6 funções: filtrar, retro lavar (ou lavar), pré-filtrar (ou enxaguar), re-circular, drenar e fechar.

⇒ Por fim, a dica principal para o manuseio do filtro de sua piscina: não faça nada sem saber exatamente o que está fazendo pois um registro na posição equivocada e você pode danificar toda a sua casa de máquinas! Se precisar de ajuda, conte com a Raia 1 Piscinas!

Trabalhamos com piscinas desde 1997 e de lá pra cá viemos encantando clientes pela seriedade e pela transparência no trabalho! Deixe sua piscina por nossa conta e fique tranquilo!

 

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email








raia1 piscinas