Manutenção de filtros de piscinas

Manutenção de filtros de piscinas

Quando a piscina atinge uma certa idade, é comum perceber ela não fica mais límpida e cristalina como na época em que ela foi instalada e inaugurada. Essa é uma das mais frequentes reclamações de proprietários de piscinas mais antigas. Em geral, depois de uma breve avaliação, é possível concluir que é necessária a troca da areia do filtro.

Mas porque? Porque trocar a areia do filtro? E quando trocar? Quando exatamente é o momento de substituir a carga de areia do filtro da piscina? São questões pertinentes e vamos tratá-las aqui hoje ok?

O filtro da piscina
Para você que não conhece o que é um filtro de piscinas. É um daqueles equipamentos que você só lembra que ele existe quando ele dá problema, sobretudo se você tem uma empresa para realizar o trabalho de limpeza de sua piscina.

 filtro da piscina bhExistem alguns outros tipos de filtros para piscinas, mas hoje vamos falar especificamente do tipo de filtro para piscinas mais comum aqui no Brasil, em especial em Minas Gerais: o filtro de areia.

O filtro de areia é largamente utilizado em piscinas no brasil e no mundo pela sua capacidade de retenção de partículas suspensas na água e também pela baixa necessidade de manutenção.

 

A manutenção mais frequente, embora seja feita geralmente de dois em dois anos, é exatamente a troca do elemento filtrante: a areia do filtro. O conjunto filtrante (Motobomba e filtro) da piscina precisa funcionar diariamente e, durante tempo suficiente para filtrar todo o volume de água da piscina!

E é justamente com este pensamento que se deve escolher qual a bomba e o filtro ideais para cada piscina. O filtro, como nem é ligado na tomada, não consome energia elétrica! E a motobomba, sobretudo as de piscinas residenciais, consomem pouquíssima energia! Então, não tem desculpa para não deixar a piscina filtrando diariamente ok? Agora que já sabemos exatamente o que é o filtro da piscina, vamos ao que interessa…

Quando e porque fazer a manutenção do filtro da piscina?

Manutenção do filtro da piscina
Manuseio do filtro da piscina em bhA manutenção que estamos falando aqui é, não só a troca da areia, como também a verificação de seus componentes: manômetro, válvula superior, carcaça externa, por vezes as crepinas e outras peças.

O filtro da piscina, assim como qualquer outro bem durável, deve passar por manutenções para garantir sua maior durabilidade e sua eficiência máxima.

 

Filtros são equipamentos que chegam a trabalhar 20 horas por dia, e, mesmo quando teoricamente não está trabalhando, ele continua suportando a pressão da água no seu interior. Sinceramente, não há equipamento que suporte tamanho desgaste sem manutenção, não é mesmo?

 


Quando fazer a manutenção do filtro

A areia do filtro deve ser trocada sempre que houver necessidade mas nunca ultrapassando o período de dois anos. Verifica-se a necessidade de troca da areia do filtro quando, mesmo filtrando bastante a água da piscina, percebe-se que a água já não fica cristalina e mesmo com a retro-lavagem do filtro, o problema permanece…

manutenção do filtro de piscinaEm geral, sabe-se que a areia do filtro da piscina está velha quando ela atinge mais de 2 anos de utilização. Entretanto são vários os fatores que fazem com que este tempo seja prorrogado ou mesmo encolhido. O principal fator que influencia no tempo de troca da areia do filtro é a política de uso do filtro. Em piscinas residenciais, onde a filtração é menor, a areia do filtro sofre menos desgaste e pode acabar sendo trocada em intervalos de tempo maiores. Da mesma forma, em filtros de piscinas de clubes e academias, onde o uso é intenso, recomenda-se trocar a areia anualmente!

Como fazer a manutenção do filtro
A manutenção do filtro da piscina deve ser feita SEMPRE E SOMENTE POR PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS!!!

Vemos muitas pessoas tendo retrabalho na manutenção do filtro e até perdendo a garantia dos equipamentos e da piscina quando contratam aventureiros do mercado de piscina para cuidarem de seus equipamentos. Não caia nesta armadilha! Apesar de ser um trabalho relativamente rápido, a instalação assim como a manutenção de filtros de piscinas deve ser feita por profissionais especializados pois qualquer pequeno erro poderá anular a garantia do equipamento.

Sem contar que o funcionamentos dos equipamentos pode ser severamente comprometido caso a instalação ou manutenção seja feita de forma equivocada. Portanto não corra riscos e conte com a Raia 1 Piscinas para fazer a manutenção de filtros de piscinas e cuidar da sua casa de máquinas. Temos mais de 15 anos de experiência e uma equipe especializada em manutenção de bombas e filtros de piscinas!

Fale conosco e solicite gratuitamente o orçamento para manutenção do seu filtro!

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email








raia1 piscinas