Orientações para instalação do filtro da piscina

Orientações para instalação do filtro da piscina

A instalação do filtro da piscina não é um trabalho para qualquer pessoa. É preciso ter experiência e conhecer exatamente o papel do filtro no sistema hidráulico da piscina para evitar perdas de performance e até mesmo defeitos decorrentes de uma instalação equivocada. Resolvemos falar um pouco sobre este trabalho já que temos visto várias instalações mal feitas por aqui em Belo Horizonte. Direto ao ponto então: dicas para instalação do filtro da piscina.

Dicas para instalar o filtro da piscina
Nossa primeira recomendação é a seguinte: o filtro deve ficar o mais próximo possível da piscina. Quanto maior for a tubulação entre o filtro e a piscina menor será sua performance. Ele deve ser instalado preferencialmente na direção do dreno e, se possível, abaixo do nível da água para evitar que uma entrada de ar possa prejudicar a circulação. Ainda na fase de construção da casa de máquinas, é importante levar em consideração o tamanho do conjunto filtrante, bomba e filtro, tanto para determinar o tamanho do cômodo quanto para certificar-se de que o filtro poderá passar pela porta para entrar e também sair no caso de alguma manutenção. O espaço também deve considerar o conforto térmico para os equipamentos e para o responsável pela limpeza da piscina.

Também é essencial deixar um ponto de energia para o conjunto filtrante e levar em consideração a potência da bomba da piscina para escolher seu disjuntor. Especialmente em piscinas comerciais ou coletivas, que são maiores com equipamentos mais potentes, é importante pensar nos sistemas para segurança do equipamento e também de quem fará o manuseio da casa de máquinas. Em outras palavras: verifique sempre com muito cuidado a forma correta de instalar os disjuntores, fusíveis, chaves magnéticas, dispositivos DR e etc. Existe uma norma da ABNT que trata especificamente disso: a NBR 5410.

Uma outra dica para a instalação do conjunto filtrante da piscina é lembrar-se do aterramento da motobomba. A ideia de aterrar a bomba serve para proteger os usuários no caso de descargas elétricas e também proteger os próprios equipamentos da piscina. Uma outra dica importantíssima, que vemos ser constantemente ignorada até mesmo em grandes obras, é a a rede de esgoto e o ralo no piso da casa de máquinas. Não foram poucas as vezes que fomos chamados para fazer uma manutenção corretiva para salvar uma motobomba que ficou submersa na casa de máquinas alagada.

Na hora de instalar de fato os equipamentos, não coloque a motobomba em contato direto com o piso. Utilize uma base para que ela não pegue umidade do chão e, por isso, possa trabalhar por mais tempo sem apresentar defeitos. A ideia é colocar o elemento filtrante no bojo do filtro somente quando ele já estiver no local definitivo. Isso é importante especialmente para filtros maiores usados em piscinas de grandes volumes. Também não se pode esquecer de colar toda a tubulação. Parece óbvio mas vemos bastante grandes obras acabadas que apresentam peças sem cola e, logicamente apresentam o vazamento já nas primeiras horas de funcionamento da piscina. Ainda sobre a cola, verifique a validade dela pois sua performance cai consideravelmente depois de passado seu prazo de validade.
Evite utilizar cotovelos! Dê preferência para as curvas longas para evitar a perda de carga no interior da casa de máquinas.

instalação-do-filtro-da-piscinaMais orientações para instalação do filtro da piscina

Dentre todas as dicas que nós podemos dar acerca da instalação do filtro e da bomba da piscina, talvez a mais importante delas é a seguinte: conte com profissionais especializados na instalação de casa de máquinas de piscinas para fazer o trabalho. Evite contratar aventureiros, empresas sem um portfólio claro e disponível para consulta pois a falta de experiência nesse nossos setor é um fator determinante no êxito do trabalho. Estas são apenas algumas das orientações que a gente precisa seguir para evitar problemas com a casa de máquinas da piscina.

Se ficou alguma dúvida ou se quiser nos dar alguma sugestão, fale com a gente!

Telefone: (31) 3421-7619
WhatsApp:  (31) 9.9791-1564
email.: contato@raia1piscinas.com.br.

Se preferir, passe aqui na Rua Popular, Nº 10 - Bairro São Cristóvão em Belo Horizonte, Minas Gerais. Estamos à disposição de segunda à sexta, de 8 às 18 horas.

Se preferir, teremos o maior prazer em atendê-lo!

Trabalhamos com limpeza de piscinas e também fabricamos telas de proteçãocapas de proteção e Capa Térmica. Conte sempre com a Raia 1 Piscinas! Fazemos limpeza de piscinas residenciais, piscinas de condomínios, piscinas de clubes, academias, piscinas coletivas e de todos os tipos. 

Conte com a gente sempre que precisar!

manter a água da piscina cristalina bh
O que contribui para manter a água da piscina cristalina?
O que contribui para manter a água da piscina cristalina? Sempre dissemos aqui que uma piscina cristalina é resultado de
Read more.
limpeza-da-capa-térmica-para-piscina
Limpeza da capa térmica de piscina
Limpeza da capa térmica de piscina A capa da piscina é um acessório excepcional. Seja a capa térmica, quando a piscina
Read more.


skimmer limpeza de piscina

REENCHA O FORMULÁRIO raia1 piscinas
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email