Posição da válvula do filtro da piscina

Posição da válvula do filtro da piscina.

Uma das principais dúvidas de quem é marinheiro de primeira viagem na limpeza da piscina, é com relação às várias posições da válvula do filtro da piscina. Em geral, os filtros de areia possuem uma válvula superior, também chamada de cabeçote do filtro, que possui mais de 4 ou 5 posições diferentes, cada uma com uma função específica na limpeza da piscina. Se para você as posições do filtro também são um mistério à parte na manutenção de sua piscina, este texto é para você!

Possíveis posições da válvula do filtro da piscina
A quantidade de posições diferentes e o nome que elas recebem varia de acordo com a marca e o modelo do filtro da piscina. Vamos citar aqui as principais posições da válvula do filtro e seus nomes mais comuns ok?

Recircular
A posição recircular está presente em todo filtro de areia e geralmente aparece com este nome em todas as marcas de filtros de areia para piscinas. É possível encontrar esta posição sendo chamada de “Aberto” também. Como o próprio nome já diz, quando se aciona o sistema de filtração (bomba e filtro da piscina) com o filtro na posição recircular, a água passa somente pelo cabeçote do filtro e não entra em contato com o elemento filtrante (a areia do filtro).

Utiliza-se o filtro nesta posição quando o objetivo é misturar a água da piscina com maior performance ou quando alguma coisa que está na piscina não pode entrar em contato com a areia do filtro: como é o caso do Sulfato de Alumínio, muitas vezes usado na decantação da piscina.

Filtrar
A posição filtrar, como era de se esperar, também está presente em todo filtro de piscinas. Obviamente é a mais utilizada na manutenção da piscina. Quando utilizado na posição Filtrar, o filtro faz com que a água passe através do elemento filtrante e retorne para a piscina depois de ser filtrada. Esta posição é a responsável por reter a sujeira suspensa na água da piscina conferindo à água o desejado aspecto de cristalinidade.

Retro-lavar ou lavar
Esta posição, Retro-lavar, é uma posição tão importante quanto a anterior, filtração! Ela também é encontrada em alguns modelos com o nome “Lavar”. Devemos retro-lavar (ou lavar) a areia do filtro periodicamente (variando de piscina para piscina) para retomar a performance do filtro. É como se o filtro fosse um pano de chão que, dependendo de sua utilização, precisasse ser lavado com certa periodicidade. E esta lavagem é realizada pela posição Retro-lavar.

Pré-filtrar ou enxaguar
A posição Pré-filtrar é encontrada em alguns filtros como Enxaguar, e deve ser usada imediatamente após a retro-lavagem para impedir que restos de areia do filtro e também impurezas, retornem para a piscina nos primeiros momentos de filtração. Esta posição, na realidade, existe para acomodar a areia do filtro da maneira correta dentro do bojo para que a filtração se dê de maneira eficiente desde o primeiro segundo de operação da bomba.

Fechar ou fechado
A posição fechar é utilizada para impedir a circulação da água da piscina. Ela faz do filtro um registro fechado de forma que a água da tubulação de retorno não entra em contato com a água da tubulação de sucção, nem tampouco com a areia do filtro.

Atenção: só utilize esta posição com a motobomba da piscina desligada, sob o risco de estragar os equipamentos de sua casa de máquinas!

ATENÇÃO
Não manuseie a válvula do filtro sem desligar a motobomba! Desligue a motobomba e cheque se a circulação da água está interrompida antes de alterar entre as posições do filtro!

O manuseio do filtro deve ser feito por pessoal qualificado sob risco de danificar, SEM DIREITO À GARANTIA, o filtro, a bomba e qualquer outro equipamento na casa de máquinas.

manual de instruçãoEspero que este texto ajude a clarear a maneira como você vê as diferentes posições do filtro da piscina. Observe que, apesar de entender, é importantíssimo que você não deixe de ler o manual de instruções dos equipamentos: tanto da motobomba quanto do filtro!

A Raia 1 Piscinas trabalha com limpeza de piscinas em Belo Horizonte/MG a mais de 17 anos e possui corpo técnico para trabalhar com qualquer modelo de filtro. Conte conosco sempre que precisar!

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email








raia1 piscinas