Problemas comuns na casa de máquinas da piscina (e suas soluções).

Problemas comuns na casa de máquinas da piscina (e suas soluções).

Falamos há algum tempo sobre os possíveis problemas e soluções enfrentados por quem decide fazer o tratamento de piscinas. Naquele texto focamos nas dificuldades de deixar a piscina limpa. Entretanto, muitos problemas não estão diretamente relacionados com a água e seu balanceamento químico. Várias vezes o problema está no manuseio dos equipamentos na casa de máquinas.

Por isso hoje resolvemos falar sobre os problemas mais comuns na casa de máquinas da piscina. Se você é quem limpa sua própria piscina, acompanhe com atenção para “tirar de letra” essas dificuldades.

Problemas comuns na casa de máquinas da piscina

Motobomba não funciona
Mais cedo ou mais tarde este problema acontece e é preciso saber disso. A motobomba simplesmente para de funcionar e as causas podem ser diversas. Um simples fusível com defeito pode impedir o funcionamento da motobomba da piscina. Ela pode ter seu disjuntor desarmado. Se o motor foi instalado há pouco tempo ele pode ter sido instalado equivocadamente ou mesmo estar sendo alimentado com tensão insuficiente. Nossas recomendações para situações como estas são: fazer a troca de algum fusível do sistema elétrico, verificar o disjuntor (chave magnética), verificar a ligação do motor e também a tensão da rede. Qualquer um destes itens poderia fazer a motobomba desligar e não voltar a funcionar.

Motobomba esquentando muito
Apesar de não ser tão frequente, algumas circunstâncias podem fazer com que a bomba da piscina aqueça demais e este problema pode desencadear uma série de outros problemas incluindo a queima do motor. A causa do aquecimento da bomba pode ser um entupimento do rotor, comum quando se aspira grande quantidade de grama ou cabelos. Pode ser também que a tensão que chega à bomba está abaixo do normal ou mesmo que a ventilação do motor está prejudicada por equívocos cometidos no momento da instalação. Motobombas trifásicas também podem aquecer se ligadas com as fases invertidas.

Se você identificar o superaquecimento do motor da piscina, recomendamos verificar se a sucção está normal. Se não estiver, pode ser que a motobomba está realmente entupida. Se não for o rotor é preciso verificar os outros itens: se a tensão da rede e a ventilação da motobomba estão corretos. Se seu motor for trifásico é importante verificar também o sentido da rotação do motor.

Pouca pressão na hora de aspirar ou filtrar a piscina
Um outro problema muito frequente que os novatos enfrentam é a falta de poder de sucção especialmente na hora de aspirar o fundo da piscina.

As principais causas da falta de pressão na hora de aspirar o fundo são:
> Entrada de ar pela tampa do pré filtro
> Mangueira de aspiração furada
> Registros abertos equivocadamente (quando for aspirar o fundo, o registro da aspiração deve estar aberto e o registro do ralo de fundo deve estar fechado)
> Pré filtro sujo
> Filtro muito sujo

As soluções possíveis variam de acordo com a causa do problema. Se você identificar que o pré filtro está sujo, retire-o e lave-o para recuperar a sucção normal da bomba. Verifique também os registros para certificar-se de que só estão abertos os necessários. Procure por furos na mangueira de aspiração e verifique a tampa do pré filtro pois uma entrada de ar mínima ali pode provocar uma enorme perda de pressão no carrinho. É válido realizar o procedimento de retrolavagem da areia para ter a certeza de que o problema não é excesso de sujeira no elemento filtrante.

Baixa pressão no manômetro do filtro
Dificilmente um novato identifica um problema desta natureza mas ele pode ocorrer e causar outros problemas. Quando o manômetro do filtro indica baixa pressão, é preciso verificar a motobomba para checar a rotação do motor que pode estar invertida (se o motor for trifásico). É bom verificar também o manômetro que pode estar com defeito e apresentando dados errados. O rotor entupido pode causar falta de pressão assim como o mal funcionamento da motobomba.

Alta pressão no manômetro do filtro
O excesso de pressão no filtro pode ser causado por uma série de coisas. É mais fácil verificar se o elemento filtrante está limpo primeiro. Se estiver, verifique se o diâmetro da tubulação de retorno é suficiente para sua casa de máquinas. Em último lugar, verifique se o manômetro está realmente funcionando corretamente pois, se estiver com defeito, pode apresentar dados incorretos.

Problemas e soluções na casa de máquinas da piscina
Estes são os problemas mais comuns em casas de máquinas de piscinas e que acabam tirando o sono dos novatos no tratamento de piscinas. Pouca pressão no filtro, excesso de pressão, motobomba aquecendo demais ou com pouca força… Todas estas adversidades na casa de máquinas podem ser facilmente diagnosticadas por um profissional experiente. Com alguns minutos você elimina todas as possibilidades e confirma a razão do problema em qualquer um destes casos. Por isso mais uma vez recomendamos que você conte com uma empresa especialista em tratamento de piscinas e construção de casa de máquinas. Nós trabalhamos com tratamento de piscinas há duas décadas em Belo Horizonte e estamos sempre à sua disposição para cuidar da sua piscina e da sua casa de máquinas.

Se ficou alguma dúvida, fale conosco! Solicite a avaliação da sua piscina e dos seus equipamentos. Estamos no (31) 3421-7619 ou no (31) 99791-1564. Se preferir, nosso endereço eletrônico é contato@raia1piscinas.com.br e nossa sede fica na Rua Popular, nº10, bairro São Cristóvão, Belo Horizonte. Esperamos seu contato!

Além disso, é bom contar com uma empresa experiente em tratamento de piscinas. Se precisar, a RAIA 1 PISCINAS está à disposição, ok? Trabalhamos com limpeza de piscinas e também fabricamos telas de proteçãocapas de proteção e Capa Térmica. Conte sempre com a Raia 1 Piscinas!

Se preferir, teremos o maior prazer em atendê-lo!

quanto-custa-manter-piscina-limpa
Quanto custa para manter uma piscina limpa
Quanto custa para manter uma piscina limpa Apesar de termos visto, nas últimas décadas, um grande aumento do poder de
Read more.
manter a água da piscina cristalina bh
O que contribui para manter a água da piscina cristalina?
O que contribui para manter a água da piscina cristalina? Sempre dissemos aqui que uma piscina cristalina é resultado de
Read more.


skimmer limpeza de piscina

PREENCHA O FORMULÁRIO raia1 piscinas
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email