Problemas recorrentes na limpeza de piscinas

Problemas recorrentes na limpeza de piscinas (e suas soluções)

O tratamento de piscinas é um trabalho peculiar. Tanto que muitos acreditam que para manter a piscina cristalina basta adicionar uma determinada quantia de cloro de tempos em tempos e pronto, está tudo resolvido. Essas pessoas são as que mais tem problemas para manter a água cristalina e pronta para o uso. Como nossa experiência vai muito além do que alguns poucos anos, pois tratamos de piscinas em Belo Horizonte desde 1997 (!), vamos falar um pouco sobre os principais problemas e suas soluções quando o assunto é o tratamento da piscina. Portanto, se você está se aventurando ou pretende se aventurar na limpeza da sua piscina, não deixe de se atentar para estes possíveis problemas.

Problemas e soluções na limpeza da piscina - Água turva ou com aspecto branco
A água da piscina turva é uma das principais reclamações de quem trata sua própria piscina. Geralmente as pessoas dizem: "Minha piscina está até limpinha mas não consigo deixá-la cristalina!" ou então "Usei o produto X e o produto Y e, depois, a piscina ficou esbranquiçada. O que eu faço?"

Já falamos sobre a água turva em um outro texto e, se você acompanhou, deve lembrar que a água turva tem como principal causa o excesso de sólidos em suspensão na piscina.

Existem algumas possibilidades que podem fazer com que a água da piscina tome este aspecto esbranquiçado: a falta de filtração e, em alguns casos mais raros, a precipitação de carbonatos geralmente ligada à baixa acidez da água, ou, em outras palavras, causada pelo pH muito alto.

A solução para este problema da água turva passa inevitavelmente pela verificação do filtro, pois ele pode estar com problemas, pelo aumento do tempo diário de filtração da piscina e, caso a turbidez seja causada pela precipitação de carbonatos, é preciso controlar melhor o pH da água. Independente se é falta de filtração ou de controle do pH, a parte comum da solução é a manutenção do cloro livre em pelo menos 1,5 PPM.

Água verde, com algas, ou manchas nas paredes.
Um outro problema comum na limpeza da piscina é a tonalidade verde na água. Todos conhecem o efeito devastador da chuva no aspecto visual da piscina e sempre que chove já esperam pelo pior. Este problema tem como principal causa a falta de poder de oxidação na água ou a falta de poder algistático. Em bom português: falta de cloro ou falta de algicida.

A solução para este problema passa por um tratamento de choque com cloro, que, por sua vez, demanda a correção da alcalinidade e do pH da piscina. Como tratamento preventivo, você pode passar a usar na piscina, sobretudo em períodos com maior volume de chuva, um algicida de manutenção para evitar a proliferação dessas algas.

Água com espuma ou com bolhas na superfície
Um terceiro problema que atinge os inexperientes na limpeza da piscina é a presença de bolhas na superfície. A causa do problema geralmente está ligada à grande quantidade de matéria orgânica na água que, em última instância significa falta de cloro livre, ou, em muitas situações, à adição equivocada de produto espumante na piscina. A solução para a espuma na piscina é fazer um tratamento de choque com cloro. Com esta oxidação de choque a matéria orgânica se vai e a espuma some feito mágica.

Manchas de ferrugem na piscina
Outra dificuldade com a qual os novatos no tratamento de piscinas se deparam é a formação de manchas de ferrugem nos locais que ficam em contato com objetos metálicos.
Geralmente esta formação de ferrugem se dá pelo pH ácido da água. O que acontece na prática é a corrosão de objetos metálicos que acabam se acumulando nas superfícies da piscina, tanto na parede quanto no fundo.

A única solução definitiva para este problema é a manutenção do pH entre 7,2 e 7,4. Como tratamento corretivo também deve-se fazer a escovação dos locais afetados com uma escova macia própria para o revestimento da piscina.

Irritação nos olhos
Como se não bastassem estes primeiros, a irritação nos olhos também pode parecer um problema complicado. A ardência nos olhos dos usuários só ocorre devido ao excesso de cloro ou à falta dele. Apesar de não parecer lógico, o que acontece é o seguinte: quando a piscina está com pouco cloro ocorre a formação das cloraminas, combinação do cloro com moléculas nitrogenadas. São estas cloraminas que agridem os olhos dos banhistas. Num cenário diferente, com muito cloro, quem agride os olhos é o próprio cloro.

É importante lembrar que mesmo tendo uma quantidade suficiente de cloro na água, se o pH estiver desregulado ela pode acabar apresentando estas cloraminas que causarão desconforto aos olhos de quem nada. Por isso a solução para a irritação nos olhos, assim como todos os outros problemas, passa pela correção do pH. Em seguida, é preciso avaliar se foi o problema é a falta ou o excesso de cloro. Para isso, faça a medição da quantidade de cloro livre na água e se ela estiver abaixo de 1 PPM é preciso adicionar cloro.

Problemas e soluções no tratamento de piscinas
Estes são os problemas que mais vemos tomando o tempo dos proprietários de piscinas: água verde, água turva, água com espuma, manchas na piscina e irritação nos olhos. Todos eles possuem duas coisas em comum: tem como causa essencial o desbalanceamento químico da água e poderiam ser evitados com a contratação de uma boa empresa especializada em limpeza de piscinas.

A Raia 1 trabalha a duas décadas com o tratamento de piscinas em BH e está à disposição para deixar você livre para curtir sua piscina.

Se ficou alguma dúvida ou se quiser nos dar alguma sugestão, fale com a gente!

Telefone: (31) 3421-7619
WhatsApp:  (31) 9.9791-1564
email.: contato@raia1piscinas.com.br.

Se preferir, passe aqui na Rua Popular, Nº 10 - Bairro São Cristóvão em Belo Horizonte, Minas Gerais. Estamos à disposição de segunda à sexta, de 8 às 18 horas.

Se preferir, teremos o maior prazer em atendê-lo!

Trabalhamos com limpeza de piscinas e também fabricamos telas de proteçãocapas de proteção e Capa Térmica. Conte sempre com a Raia 1 Piscinas! Fazemos limpeza de piscinas residenciais, piscinas de condomínios, piscinas de clubes, academias, piscinas coletivas e de todos os tipos. 

Conte com a gente sempre que precisar!

acido cianurico na piscina
O que é ácido cianúrico?
O que é ácido cianúrico?O ácido cianúrico? É fonte de muitos mitos e lendas no universo do tratamento de piscinas. Há
Read more.
tratamento de choque na piscina
Tratamento de choque com cloro na piscina – Saiba como fazer!
Tratamento de choque com cloro na piscina - Saiba como fazer!Uma das medidas comuns quando a piscina está em estado
Read more.


skimmer limpeza de piscina

REENCHA O FORMULÁRIO raia1 piscinas
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email

Atendimento Via Whatsapp - Clique Aqui!