Retrolavar o filtro da piscina

Retrolavar o filtro da piscina

O filtro da piscina vai funcionando e com o tempo você vai percebendo que a filtração já não é a mesma… De repente você nota que filtrar a piscina ou não já não faz a menor diferença! E então, o que pode ser? Sem mais delongas: falta retrolavar o filtro da piscina! Vamos falar aqui sobre o que acontece caso você esqueça de lavar a areia do filtro da piscina e da importância da retro-lavagem no resultado final da limpeza da piscina.

Retrolavagem do filtro da piscina
A retrolavagem do filtro da piscina, ou lavagem do filtro, ou ainda lavagem da areia do filtro, é um procedimento realizado para assegurar a alta performance do filtro durante o funcionamento da motobomba. Caso você não o faça, seu filtro além de perder completamente sua capacidade de retenção se sujeira da piscina e ainda poderá danificar equipamentos de sua casa de máquinas.

Você sabe pra que serve o “Retrolavar” do filtro da piscina e sabe também o que acontece caso você não faça a esta retrolavagem da areia do filtro. Mas, como exatamente é feita a lavagem da areia? O que acontece quando se coloca o filtro na posição “Retrolavar” e liga-se a motobomba?

Como funciona a lavagem da areia do filtro
Retrolavar-o-filtroCom a utilização diária do filtro da piscina, ele vai, com o tempo, perdendo eficiência e vazão de água, devido ao excesso de sujeira em seu interior. Para recuperar esta eficiência é que se faz necessária a retrolavagem da areia. O processo de retrolavagem do filtro da piscina é como se fosse uma filtração reversa: a água entra, ao invés de ser por cima da areia, por baixo.

Dessa forma, a sujeira que estava presa na areia tende a se soltar e é jogada para o esgoto. Veja à direita uma ilustração do funcionamento do processo de filtração normal da piscina. A água entra por cima, passa por toda a camada de areia e entra lá embaixo (nas crepinas) subindo pelo tubo coletor central de onde vai para a tubulação de retorno da piscina. É o caminho normal de um filtro de areia comum. 

Retrolavar-o-filtro da piscinaJá no processo de retrolavagem, o caminho da água é exatamente o inverso. Confira na imagem abaixo que a água entra pelo tubo coletor e chega pela parte inferior da camada de areia e sobe até o cabeçote novamente de onde é direcionada para a  Desta forma, a sujeira que estava agarrada na areia é solta e jogada para o esgoto.

 

É por isso que, através do visor na tubulação de esgoto do filtro, é possível ver uma água escura saindo quando liga-se a bomba com o filtro na posição Retrolavar.

 

Com o tempo, um ou dois minutos, pode-se perceber que a água começa a sair mais cristalina no visor de retrolavagem do filtro, e então podemos desligar a bomba e passar o filtro para a posição Enxaguar, onde devemos ligar a bomba por mais alguns segundos antes de retornar para a posição Filtrar.

Não tem muito segredo: a retrolavagem do filtro é só mais um detalhe que, uma boa empresa de limpeza de piscinas toma conta. Agora que você já entendeu o motivo de realizar a lavagem da areia com frequência, envie esta dica para que seus amigos entendam! Eles vão lhe agradecer e a piscina deles também! Para não perder as próximas dicas insira seu nome e seu e-mail no formulário abaixo!

Qualquer dúvida que tenha ficado, fale conosco! Grande abraço e até a próxima!

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email








raia1 piscinas