Tratamento de choque com cloro na piscina – Saiba como fazer!

Tratamento de choque com cloro na piscina - Saiba como fazer!

Uma das medidas comuns quando a piscina está em estado crítico é o tratamento de choque. Mas você sabe exatamente o que chamamos de tratamento de choque na piscina?  Com este texto viemos esclarecer as dúvidas frequentes relacionadas ao tratamento de choque com cloro e também ao tratamento de choque com algicidaSe você tem dúvidas como: “Quando realizar o tratamento de choque na piscina?”, “Porque fazer tratamento de choque?”, “Como se faz um tratamento de choque?” e coisas do gênero, este artigo é pra você! Vamos lá?

Tratamento de choque na piscina – O que é?
O tratamento de choque é a utilização de produtos e procedimentos que visam fazer com que a piscina retorne para seu estado normal, ou seja, limpa, cristalina e saudável como de costume.

Tratamento de choque na piscina – Quando fazer?
tratamento piscina verdeUma vez que o tratamento de choque visa voltar a piscina para a normalidade, fica claro que ele deve ser utilizado quando a piscina estiver em estado crítico. Podemos citar como exemplo uma grande infestação de algas, que deixa a piscina completamente verde (vide nosso texto sobre a água verde da piscina), ou quando encontra-se algum animal morto na piscina, como cobras, ratos, sapos e etc…

Tratamento de choque – Como fazer?
Existem duas formas de fazer o tratamento de choque em piscinas. A primeira e mais comum é utilizando o cloro. Basta utilizar cerca de 14 gramas de cloro para cada mil litros que sua piscina tiver. Por este motivo, o tratamento de choque é chamado de super-cloração pois é a utilização do cloro comum em níveis superiores que os utilizados para a manutenção da piscina.

Tratamento de choque com cloro passo a passo

» Para piscinas menores, de até 150m³, o primeiro passo para o tratamento de choque é diluir 14g de cloro por m³ de água num balde cheio de água.

» Depois de diluir bem o cloro no balde, espalhe-o sobre toda a superfície da piscina com o filtro em funcionamento na posição recircular.

» Caso você tenha tempo disponível, é interessante deixar este cloro fazer efeito por pelo menos um dia. Caso não tenha muito tempo, aguarde pelo menos 2 horas para passar para o próximo passo.

» O próximo passo é utilizar o mesmo procedimento de dissolução para o decantador, e o mesmo procedimento para espalhá-lo na piscina. Dilua o produto num balde com água e depois jogue-o bem de maneira bem uniforme na piscina.

» O quinto passo no tratamento de choque com cloro é desligar o sistema de filtração e aguardar a ação do decantador com a piscina em repouso.

» Agora basta fazer a aspiração do fundo da piscina. A piscina deve ser aspirada com o filtro na posição “DRENAR” pois a quantidade de sujeira que estará no fundo certamente será demais para o filtro reter ok?

piscina cristalinaDepois de aspirar a piscina, basta regular novamente os parâmetros da água, como alcalinidade, pH e o cloro, caso seja necessário. A piscina só poderá ser liberada para a utilização quando o nível de cloro retornar para o nível ideal: entre 1 e 3 ppm. Mas atenção: este procedimento deve ser evitado e utilizado somente quando for realmente necessário pois a super-cloração contribui para a degradação da cor da piscina de fibra e da piscina de vinil. Então, utilize o tratamento de choque com responsabilidade ok? Em alguns casos de infestação de algas, pode-se perceber que, depois de aguardar o efeito do decantador, ao invés delas descerem para o fundo da piscina, elas sobem para a superfície da piscina.

Isso acaba sendo normal por dois motivos:

» Ou as algas não morreram devido à falta de cloro (o cloro adicionado pode não ter sido suficiente).

» Ou as algas presentes na piscina são de um determinado tipo de algas resistentes ao cloro.

No primeiro caso, basta repetir o procedimento que você conseguirá prosseguir com o tratamento de choque. Já no segundo caso, quando as algas são resistentes ao cloro, utilizamos o tratamento de choque com algicida. Mas deste procedimento falaremos num próximo artigo ok? Esperamos que tenham gostado do nosso artigo esclarecendo dúvidas e dando o passo a passo do tratamento de choque e que consiga bons resultados em sua piscina!

Qualquer dúvida que tenha ficado, fale com a Raia 1 Piscinas! Estamos sempre à disposição!
Grande abraço e até a próxima!

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email

raia1 piscinas