Três problemas comuns com a casa de máquinas da piscina e soluções.

Três problemas comuns com a casa de máquinas da piscina e soluções.

A casa de máquinas da piscina, aos olhos de alguns, é uma fonte de problemas. Para nós, a casa de máquinas é o coração da piscina e, especialmente por isso, é um local que precisa de cuidados especiais. Já falamos, há algum tempo, sobre problemas comuns na instalação da casa de máquinas e hoje vamos abordar algumas outras dificuldades que os novatos no tratamento de piscinas enfrentam na utilização deste espaço. Se você é quem limpa sua própria piscina, acompanhe com atenção para “tirar de letra” essas dificuldades recorrentes com a casa de máquinas da piscina.

Problemas comuns na casa de máquinas da piscina

Motobomba fazendo muito barulho
A formação de bolhas no interior do pré filtro é uma das possíveis causas do excesso de ruído durante o funcionamento da motobomba da piscina. Uma outra possibilidade é o desgaste do rolamento da bomba. O entupimento do pré filtro também pode aumentar o barulho que o equipamento faz e acabar causando outros problemas. Para resolver, nossa recomendação é verificar inicialmente a limpeza do pré filtro. Ele suja muito depois de aspirar o fundo da piscina ou mesmo depois de alguma situação esporádica como a semana seguinte ao corte do gramado em volta da piscina ou depois de alguma festa com balões ao lado da piscina. Se ele estiver limpo, verifique se, durante o funcionamento da bomba, há formação de bolhas no interior do pré filtro. Se houver, pode existir alguma entrada de ar na sucção, na mangueira ou na própria tampa do pré filtro.

Verifique também se há alguma coisa obstruindo a cesta do skimmer que, em raras situações, pode interferir no funcionamento da motobomba desta maneira. Verifique também se não há nenhum registro de retorno fechado ou parcialmente fechado pois esta dificuldade no fluxo também pode aumentar o ruído do motor. A tubulação de sucção também pode ser a causa do excesso de barulho. Certifique-se de que a casa de máquinas foi feita observando-se a necessidade do conjunto filtrante especialmente no que diz respeito à dimensão da tubulação. Se a tubulação de sucção for muito fina acontece o que chamamos de “Cavitação”: fenômeno de formação de bolhas no interior da bomba que sabidamente aumenta seu nível do ruído.O mesmo vale para a mangueira de aspiração. Ela não pode ser muito fina pois gera o mesmo problema!

Existem alguns casos onde o desbalanceamento de uma peça interna da motobomba pode fazer com que ela comece a produzir muito barulho durante o funcionamento. Nestes casos, é necessário chamar uma empresa especializada neste tipo de equipamentos para verificar. A peça em questão se chama “rotor” e é responsável por direcionar o fluxo da água para cima, na direção da tubulação de saída da motobomba.

Vazamentos no eixo da motobomba
É um outro problema que pode aparecer sem um motivo aparente… Quando você resolve ir à casa de máquinas para preparar a aspiração do fundo da piscina, por exemplo, você encontra uma certa quantidade de água no chão. Depois de uma rápida verificação você percebe que há um gotejamento na bomba da piscina. Normalmente isso acontece devido ao desgaste natural da motobomba que, pode acontecer dentro de alguns anos, dependendo de uma série de fatores incluindo o tempo de funcionamento diário, a quantidade de sujeira da piscina, especialmente folhas que podem entupir o pré filtro. Quando alguém deixa a bomba funcionar com o registro de retorno fechado também podem acontecer danos ao selo mecânico da bomba. Eis aqui mais um motivo para você contratar uma empresa especializada em limpeza de piscinas e fugir de aventureiros informais.

A substituição do selo mecânico pode ser feita rapidamente e geralmente não é um serviço muito caro. A dor de cabeça de ter que ficar sem a bomba por alguns dias certamente é maior que o preço do reparo em si.

Retorno da sujeira para a piscina
Este é um problema recorrente e, quando acontece, tem o poder de deixar qualquer proprietário de piscina desorientado. A queixa principal é a seguinte: “Não sei o que fazer! Quando vou filtrar o fundo a sujeira volta toda para a piscina!” Quem trabalha no nosso setor sabe muito bem que quando a sujeira do fundo está voltando através dos dispositivos de retorno é porque o filtro não está conseguindo reter as impurezas. A solução para este tipo de problema depende muito da situação mas basicamente se resume na seguinte decisão: ou passa a fazer a aspiração para o esgoto, drenando a água da piscina, ou pensa na possibilidade de realizar a troca do conjunto filtrante por um mais potente. Um sistema que consiga filtrar todo o volume da piscina em 3 ou 4 horas geralmente consegue reter muito bem as impurezas de uma decantação comum, sem aplicação do decantador.

Problemas e soluções na casa de máquinas da piscina
Estes três problemas podem acontecer em qualquer piscina e é bom estar preparado para lidar com eles. Se você tem uma empresa especializada em tratamento de piscinas e instalação de casa de máquinas sempre pronta para lhe ajudar, certamente não terá dores de cabeça. Se ainda não tem, ligue pra gente a marque a avaliação da sua piscina.

Podemos te ajudar! Trabalhamos com instalação de casa de máquinas de piscinas há décadas e estamos perfeitamente familiarizados com esta atividade.

Telefone: (31) 3421-7619
WhatsApp:  (31) 9.9791-1564
email.: contato@raia1piscinas.com.br.

Se preferir, passe aqui na Rua Popular, Nº 10 - Bairro São Cristóvão em Belo Horizonte, Minas Gerais. Estamos à disposição de segunda à sexta, de 8 às 18 horas.

Se preferir, teremos o maior prazer em atendê-lo!

Trabalhamos com limpeza de piscinas e também fabricamos telas de proteçãocapas de proteção e Capa Térmica. Conte sempre com a Raia 1 Piscinas! Fazemos limpeza de piscinas residenciais, piscinas de condomínios, piscinas de clubes, academias, piscinas coletivas e de todos os tipos. 

Conte com a gente sempre que precisar!

REENCHA O FORMULÁRIO raia1 piscinas
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email