Trocador de calor

Trocador de calor

automatização da casa de máquinas - trocador de calorA grande maioria concorda que ter uma piscina em casa é simplesmente maravilhoso. Entretanto, muitos também reclamam que depois de algum tempo desta conquista, percebem que a piscina é muito pouco utilizada em especial na época de frio. Preocupa-se muito com a sauna, com os ombrelones, com as mesas e cadeiras do entorno, com a escolha da empresa para limpar a piscina e acabam não seu preocupando muito com um detalhe super importante: o aquecimento da piscina!

E quando se fala em aquecer uma piscina, o trocador de calor aparece como uma das principais soluções! Vários pontos a favor, alguns contra e certas peculiaridades… É interessante avaliar bem as necessidades de sua piscina e de sua casa como um todo, incluindo a família, o clima, a localização da piscina em relação à casa e vários outros pontos para saber se os trocadores de calor são mesmo a melhor para esquentar sua piscina.

trocador de calor para piscinaConhecendo o trocador de calor
O trocador de calor é um equipamento elétrico utilizado no aquecimento de piscinas residenciais e comerciais. O equipamento é comumente chamado de bomba de calor e utiliza um sistema de refrigeração para elevar a temperatura da piscina gradualmente.

Sistema de refrigeração para aquecer a piscina?

Isso mesmo! Um sistema de refrigeração é, por definição, um sistema que utiliza-se de ciclos termodinâmicos para aquecer um ambiente retirando o calor de um outro. Neste caso, o trocador de calor para piscinas, falando bem superficialmente, retira o calor o ar ambiente transferindo-o para a água da piscina.

Consumo do trocador de calor
O trocador de calor consome bastante energia elétrica quando comparado com o sistema de aquecimento solar, entretanto, economiza muito quando comparado com um sistema de aquecimento elétrico dotado de resistor (resistência elétrica). Em geral, ainda pode-se economizar bastante energia elétrica escolhendo equipamentos que possuem termostato para controlar a temperatura. Essas bombas de calor podem funcionar sem parar até atingir a temperatura.

Quando o valor escolhido é atingido o equipamento passa a funcionar somente para manter a temperatura desejada na piscina. Tendo isto em vista, a escolha da temperatura da piscina influencia diretamente no consumo de energia elétrica. Se você já leu nosso artigo onde falamos acerca da temperatura ideal para piscinas, você sabe os problemas que uma piscina muito quente pode ocasionar. (Caso não tenha lido, confira aqui: “Temperatura ideal para a piscina“).

Vale relembrar que se quiser ter uma piscina muito aquecida terá que administrar o consumo elevado do cloro e de outros produtos químicos assim como a proliferação aceleradíssima de algas e bactérias. Uma outra maneira de economizar energia do consumo do trocador de calor é a instalação de uma capa térmica na piscina! Pense bem: café quente não se coloca na jarra de suco e sim na garrafa térmica, certo?

Escolha do trocador de calor
Escolha do trocador de calor para piscinaAtualmente no mercado existem muitos trocadores de calor diferentes, desde os básicos, que só aquecem a piscina, até aqueles mais avançados que aquecem a piscina, controlam toda a casa de máquinas da piscina incluindo o funcionamento da motobomba e consequentemente o tempo de filtração e por aí vai…

A escolha do trocador de calor que vai aquecer sua piscina deve ser feita com a ajuda de um profissional e pois cada caso deve ser estudado individualmente. Em geral, escolhe-se um trocador de calor para ser um método auxiliar de aquecimento tendo em vista que há um investimento também no aquecimento solar da piscina.

Independente do que escolher, conte com a Raia 1 Piscinas para instalar e dar manutenção em seu sistema de aquecimento. Fale conosco e conte com profissionais qualificados para tratar sua piscina bem!

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email








raia1 piscinas