Como encontrar um vazamento em sua piscina

Os vazamentos representam uma preocupação constante para aqueles que tem uma piscina em casa.

Mesmo que a piscina tenha sido construída corretamente, seguindo todas as normas, só de pensar em identificar um vazamento na piscina as pessoas já se arrepiam! Entretanto, a existência de vazamentos nas piscinas é algo relativamente raro visto que com as tecnologias atuais é possível garantir a estanqueidade do reservatório mesmo que não haja uma impermeabilização à moda antiga. Atualmente a maior parte dos vazamentos acontece em piscinas infláveis e piscinas “de montar”. Nestas, a recomendação é, sempre que necessário, contar com o kit para reparos fornecido juntamente com a piscina. Pequenos reparos são fáceis de fazer e podem prolongar a vida útil da piscina inflável por vários anos. Contudo, um problema ainda maior que a descoberta de um vazamento é ver que o nível da água está abaixando e não saber por onde e para onde ela está indo!

Em outras palavras…

Como identificar um vazamento na piscina?

Como identificar um vazamento na piscina?Não há como resolver um problema sem encontrar sua causa, certo? Então a identificação do vazamento é o primeiro passo para resolver o problema da perda de água da piscina. Se o nível da água está baixando, o ideal é tentar identificar de forma manual o local por onde a água está indo embora. Espere um dia bem ensolarado para checar cada centímetro do revestimento da piscina. Piscinas de vinil podem facilmente exibir o local do vazamento uma vez que ele tende a criar rugas exatamente onde a água está escapando. Em piscinas de alvenaria e azulejos é um pouco mais complicado devido à presença do rejunte.

 “Como identificar o vazamento no rejunte da piscina?”

piscinaA ideia inicial é a mesma: fazer uma verificação e tentar identificar, num dia ensolarado, locais por onde a água pode estar vazando. Se identificar, é possível contratar uma empresa especializada para fazer este reparo pontual. Se não identificar, é valido fazer o teste do nível. Teste do nível para identificar o vazamento da piscina. Utilize um lápis para marcar a altura da água da piscina na parede. Faça um risco bem visível pois a água da piscina pode vir e torná-lo difícil de ver.

 


vazamentoAguarde um, dois ou quantos dias forem necessários para que o nível da piscina se estabilize num ponto. Se o nível parar de descer, marque este novo ponto com um lápis e você já saberá que o vazamento da piscina está exatamente nesta altura. É válido procurar nesta altura do revestimento,mas é importante lembrar que o vazamento também pode ser interno e, portanto, não visível sem uma pequena (ou nem tão pequena assim) quebradeira. de descer e ficar abaixo da metade da parede da piscina, suspenda o procedimento, pois as piscinas, por via de regra, não podem ficar vazias por muito tempo! Neste caso, é interessante entrar em contato com alguma empresa especializada em piscinas para encontrar o vazamento e só então poder tratá-lo.

 

Identificando vazamentos em piscinas infláveis
vazamento em piscinas

A identificação de vazamentos em piscinas infláveis e de montar é bem mais fácil de ser feita. A melhor forma é colocar a piscina inflável (já cheia de ar) num recipiente com água. Dependendo das dimensões da piscina, é possível fazer este teste no tanque mesmo. Contudo, se ela for muito grande só será possível testá-la em outra piscina. Uma outra boa maneira de encontrar o vazamento da piscina é colocá-la contra a luz. Ficará visível o local por onde o sol passar e aí será marcado como um ponto a ser reparado. Como qualquer outro produto, a piscina é um bem que precisa ser usado com cuidado e a leitura atenciosa do manual de instruções pode evitar vários problemas. Seja a piscina inflável, de montar ou mesmo de fibra ou vinil, leia todo o manual para não ter que procurar vazamentos nela! A durabilidade de qualquer produto está sempre diretamente relacionada com o seu bom uso.


Nossa recomendação é que você não espere acontecer para lidar com a situação! Deixe sua piscina com quem entende do assunto!

Fale conosco e agende uma avaliação de sua piscina! 

 

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email