Volume da piscina, como calcular?

Volume da piscina, como calcular?

No universo das piscinas, antes de iniciar qualquer processo de limpeza, a primeira informação que você precisará descobrir é o volume da piscina. Isso porque o volume de água da piscina influencia tudo: o tempo de funcionamento do sistema de filtração, a quantidade de cloro que deve ser colocada e por aí vai! Tudo depende do volume da piscina.

Ou você acha que a quantidade de cloro que se coloca numa piscina pequena é a mesma que se coloca numa piscina olímpica? Claro que não… Hoje vamos falar didaticamente a respeito do volume da piscina: esta informação básica e essencial para realizar a limpeza de qualquer piscina.

Vamos aprender a calcular o volume da piscina quadrada, o volume da piscina redonda, o volume da piscina retangular e inclusive o volume de piscinas personalizadas! Mas antes de mais nada, vamos começar bem do início…

O que é volume da piscina
volume-da-piscina-como-calcular bhO volume da piscina é a quantidade de água que normalmente tem. É sua a capacidade de armazenamento de água. Assim como o volume de uma caixa de leite é de 1 litro, toda piscina também tem seu volume definido. Fica claro que o volume da piscina influencia o tratamento, afinal de contas, quanto mais água, maior a necessidade de cloro e outros produtos…

O volume da piscina é medido em litros (l) ou metros cúbicos (m³). Assim, se numa piscina cabem 30000 litros de água, dizemos que o volume dela é de 30000l ou 30m³.c Agora que você já sabe o que é o volume da piscina, vamos aprender a calcular?

 

Calculando o volume da piscina
Antes de calcular o volume de qualquer piscina, precisamos identificar qual o seu formato pois a forma de fazer o cálculo muda completamente. Vamos começar com as piscinas mais simples…

Cálculo-do-volume-da-piscina-quadrada bh

 

Cálculo do volume da piscina quadrada
O primeiro exemplo de cálculo de volume será com uma piscina quadrada. Para calcular o volume de uma piscina quadrada basta seguir o exemplo: comprimento da piscina (m) x largura da piscina (m) x profundidade (m)

 

Cálculo-do-volume-da-piscina-retangular bh

 

Cálculo do volume da piscina retangular
Para calcular o volume de uma piscina retangular é a mesma fórmula: comprimento da piscina (m) x largura da piscina (m) x profundidade (m)

 

 

Cálculo-do-volume-da-piscina-redonda bh

 

Cálculo do volume da piscina redonda
O cálculo para descobrir o volume de uma piscina redonda é um pouco diferente mas também não tem mistério! Basta seguir o exemplo: diâmetro da piscina (m) x diâmetro da piscina (m) x profundidade (m) x 0,785

 

 

Cálculo-do-volume-da-piscina-oval bhCálculo do volume da piscina oval
Para saber o volume de uma piscina oval basta fazer os seguintes cálculos: diâmetro maior da piscina (m) x diâmetro menor da piscina (m) x profundidade (m) x 0,785

Até aqui vimos como fazer o cálculo do volume de piscinas com uma mesma profundidade. Entretanto, existem muitas piscinas onde de um lado ela é rasa e do outro lado sua profundidade é maior. E aí? Como proceder?

Cálculo-do-volume-de-piscinas-com-vários-valores-de-profundidade bhCálculo do volume de piscinas com vários valores de profundidade

Neste caso, para saber a capacidade de uma piscina com dois ou mais valores de profundidade, utilizaremos o que chamamos de profundidade média. Para calcular a profundidade média de sua piscina basta seguir o seguinte cálculo: profundidade maior da piscina (m) + profundidade menor da piscina (m) / 2

Caso sua piscina tenha dois ou mais valores para a profundidade, basta substituir, nas fórmulas anteriores, o valor da profundidade pela profundidade média, chegando às seguintes equações:

Exemplo cálculo do volume de uma piscina
Para ver se você aprendeu mesmo, vamos trabalhar com um exemplo agora? Como saber o volume de uma piscina de 8 metros de comprimento por 5 de largura e 0,8 de profundidade?

Basta fazer os cálculos de acordo com a fórmula para piscinas retangulares:

comprimento x largura x profundidade
Ficaria: 8 x 5 x 0,8 = 32 m³
32 m³ de água significa 32000 litros de água.

Com base nesta informação é que devemos calcular a dosagem de produtos químicos! Por isso não podemos pensar em outra coisa antes de começar o trabalho de limpeza da piscina.

Se não quer se preocupar com esses cálculos de volume de sua piscina, e quer gastar seu tempo apenas curtindo a piscina, fale conosco e solicite o orçamento da limpeza de sua piscina.

A Raia 1 Piscinas é referência em limpeza de piscinas em toda grande Belo Horizonte/MG! Deixe sua piscina com a Raia 1 Piscinas e fique tranquilo!

 

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email








raia1 piscinas