Cloro estabilizado e Cloro comum. Qual a diferença?

Cloro estabilizado e Cloro comum. Qual a diferença?

Cloro estabilizado e Cloro comum. Qual a diferença? Já estamos acostumados a lidar com o tratamento de piscinas em Belo Horizonte/MG, afinal de contas, essa é nossa principal atividade desde 1997! Entretanto, para o usuário novato, que acabou de comprar uma casa com piscina, ou para aquele que acabou de construí-la, a escolha do cloro é uma das primeiras dificuldades relacionadas à piscina.

São muitos nomes e siglas novas com as quais a pessoa deve se familiarizar para não gastar dinheiro à toa e conseguir manter a piscina cristalina… PH, Alcalinidade, PPM, cloro granulado, cloro líquido, cloro ativo, cloro estabilizado, cloro orgânico e por aí vai.

 Para saber mais sobre esses nomes, separamos alguns links:

» Medir e corrigir o pH da piscina, por quê?
» Medir e corrigir a alcalinidade da piscina
» Cloro livre – O que é e como medir

Vamos conversar um pouco hoje para te ajudar com estes novos nomes, mais especificamente sobre o cloro da piscina: cloro estabilizado e cloro não estabilizado.

 Qual a diferença real entre eles, você sabe?

Cloro estabilizado e Cloro comum. Qual a diferença Cloro para piscinas
Chamamos de cloro qualquer produto (à base de cloro, claro!) usado para desinfetar piscinas. Em geral, são compostos clorados que agem oxidando os microrganismos potencialmente perigosos presentes na piscina, especialmente algas e bactérias.

 

 Para saber mais sobre algas, confira nossos artigos:

tipos de algas de piscinas

  Tipos de algas de piscinas

Apesar de existir uma gama de outras possibilidades, quando o objetivo é desinfetar a piscina, geralmente o protagonista é o cloro. Mas dentre todos os cloros, qual o ideal? Estabilizado ou não?

 

 Cloro não estabilizado
Vamos falar um pouco sobre o cloro comum, ou seja, cloro não estabilizado.  Cloro não estabilizado é essencialmente um cloro sem a adição de um composto chamado ácido cianúrico, responsável pela estabilização do cloro. É basicamente cloro normal, cloro comum. O ácido cianúrico faz com que o cloro dure mais tempo na piscina resistindo à ação dos raios solares. Não possuindo o ácido, este cloro é ideal para piscinas cobertas, onde não há de fato a necessidade de proteção UV.  Além disso, este é o cloro ideal na hora de realizar um tratamento de choque com cloro.

 Cloro estabilizado
Agora você provavelmente já sabe o que é cloro estabilizado… É basicamente um composto clorado com a adição do ácido cianúrico, responsável por fazer o cloro durar mais tempo sob o sol. Este ácido funciona como um estabilizador que prolonga a permanência do cloro na piscina fazendo com que você possa passar um tempo maior sem repor o cloro. Além da intensidade do uso e do aquecimento da piscina, os raios Ultra Violeta do sol são os principais fatores que prejudicam a limpeza da piscina. Se você não ficar atento ao cloro, ele irá evaporar até que não sobre nem um grama de desinfetante na piscina.

Para saber sobre outros fatores que prejudicam a limpeza da piscina, confira o link:

 Fatores que prejudicam a limpeza da piscina

Para saber como manter o cloro na piscina por mais tempo, confira o link:

Dicas para manter o cloro na piscina Dicas para manter o cloro na piscina

 Qual cloro usar na piscina?
A verdade é uma só: não existe certo ou errado aqui! O mais sensato é manter um pequeno estoque dos dois tipos de cloro e usá-los conforme a necessidade, uma vez que eles tem propósitos diferentes. É claro que os dois tipos de cloro, estabilizados e comuns, desinfetam a água da piscina, a diferença é a maneira que cada um deles age.

Se o nível de cloro livre em sua piscina está bom e você quer mantê-lo de maneira mais tranquila, utilize o cloro estabilizado. Se você precisar realizar um tratamento de choque, ou se você precisa elevar o nível de cloro livre sem alterar a quantidade de ácido cianúrico na água, utilize o cloro não estabilizado. Mantendo os dois baldes de cloro em estoque e utilizando-os de maneira inteligente o resultado é uma piscina mais cristalina e uma manutenção mais assertiva.

Contudo, mesmo com todo este conhecimento, pode ser complicado cuidar da piscina sozinho… Se precisar, conte com a Raia 1 Piscinas!

  Trabalhamos com limpeza de piscinas em BH/MG e fabricamos capas térmicas, capas de proteção e também telas de proteção para piscina.

Estamos sempre à sua disposição para cuidar de tudo que se refere à sua piscina!
Fale conosco!

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email

raia1 piscinas

WhatsApp chat