Água da piscina verde

Evitar que a piscina fique verde não é uma tarefa fácil.

Nos fóruns de discussão sobre piscina e também nas empresas do setor, o problema mais comentado é, sem sombra de dúvidas, o problema com algas na piscina.

Já falamos em nosso texto “Água da piscina verde” acerca de uma série de coisas relacionadas ao desenvolvimento de algas na piscina e a consequente tonalidade verde que toma conta da água. 

Vamos relembrar algumas delas?

Água da piscina verde

A água da piscina fica verde devido ao crescimento de algas! Disso você já sabe… Mas e quanto às algas? Você sabe o que são estes microrganismos?

O que são as algas da piscina

piscina verdeAlgas são seres microscópicos que possuem em seu interior um elemento de tonalidade verde. Elas crescem e se desenvolvem em piscinas sem cloro e/ou com os parâmetros químicos desequilibrados. Se o pH da piscina estiver longe da marca de 7,2, o crescimento de algas é extremamente potencializado. O mesmo vale para piscinas com a alcalinidade distante de 100 PPM.

Neste cenário,as algas tendem a se desenvolver rapidamente e em questão de horas a piscina pode ficar completamente esverdeada. Com estes detalhes em mente, vamos enfatizar agora o objetivo deste texto que é como evitar que a piscina fique verde?

Como evitar que a piscina fique verde

agua de piscina verdeSe você sabe que as algas se desenvolvem em águas com baixo nível de cloro, o primeiro passo é manter o nível de cloro livre na água sempre em torno de 2 PPM. Adicionalmente, se você sabe que o cloro perde sua eficiência se o pH da piscina estiver desajustado, a segunda dica é sempre manter o pH no patamar ideal: 7,2. Também é importante lembrar que a alcalinidade desregulada favorece a variação do pH bem como a própria eclosão das algas!

Então uma outra atitude importante é manter a alcalinidade da piscina sempre em torno de 100 PPM. Se fossem somente estas as medidas contra o crescimento de algas na piscina, nossos problemas estariam resolvidos, não é mesmo? Não é legal chegar a esta conclusão,mas o fato é que se fizer somente isto, algum dia ainda terá problemas com as algas na piscina…

Então como evitar de vez que a piscina fique verde?
Podemos te deixar confuso dizendo que sua piscina nunca ficará verde se você seguir estes três passos acima, mas em última análise, a realidade é esta!

Calma! Vamos explicar…

O que acontece é que muitas vezes as pessoas dizem ter regulado o cloro, o pH e a alcalinidade e mesmo assim percebem o crescimento de algas depois de uma chuva intensa, ou depois de um dia de uso intenso da piscina, ou ainda depois de cortar a grama no entorno da piscina.

Aqui, voltamos a um ponto básico no tratamento de piscinas: não adianta ajustar o nível de cloro livre, o pH e a alcalinidade somente um dia na semana! E isso não quer dizer que duas vezes por semana seja o suficiente! Talvez nem três e talvez nem cinco! Dependendo da piscina, especialmente o cloro e o pH precisam de ajustes diários ou mesmo de 2 em 2 horas!

Isso acontece principalmente em clubes, cenários nos quais a piscina é muito usada e o cloro se consome com extrema rapidez.

Evitando de uma vez por todas que a piscina fique verde

limpeza de piscina verdeSe analisarmos com uma profundidade maior, fica claro que a chave para que a piscina nunca fique esverdeada é manter o balanceamento químico: controlar o nível de cloro livre, controlar o pH e a alcalinidade. Mas a ideia é não deixar para fazê-lo somente nos finais de semana!

O ideal aqui é avaliar a demanda da piscina e agir de acordo! Se a piscina precisa de poucos ajustes e correções ao longo do mês, talvez uma vez por semana dê conta do recado, especialmente quando você é adepto de cloradores flutuantes e outros itens que auxiliam a limpeza da piscina. Se sua piscina precisa de ajustes diários ou de hora em hora, este é o ônus para evitar definitivamente que a piscina fique verde!

Para saber um pouco mais sobre o equilíbrio químico da piscina, confira os links:

Mantendo o equilíbrio químico da água da piscina
Cloro livre – O que é e como medir
Medir e corrigir o pH da piscina, por quê?
Medir e corrigir a alcalinidade da piscina

Como sempre, recomendamos que você conte com uma empresa especializada em tratamento de piscinas para que sua piscina nunca fique esverdeada. A Raia 1 Piscinas trabalha com limpeza de piscinas em Belo Horizonte desde 1997 e possui corpo técnico capacitado para lidar com todo o processo de tratamento e manutenção que sua piscina demanda.

Fale conosco e deixe sua piscina com a gente!

cloro estabilizador
Quando usar e quando não usar o cloro estabilizador? Quando usar e quando não usar o cloro estabilizador? Falamos um
troca de areia do filtro da piscina bh
Troca da areia do filtro Você já conhece bem sobre a filtração da piscina, sobre a importância de retrolavar o


PREENCHA O FORMULÁRIO

Receba nossas dicas gratuitamente em seu email

WhatsApp chat