Limpeza de piscinas de vinil

Limpeza de piscinas de vinil

Se você acompanha as novidades do universo das piscinas já sabe bem o que é uma piscina de vinil. Para aqueles que não sabem vamos descrever brevemente aqui o que é uma piscina de vinil para então falarmos sobre como funciona o processo de limpeza de uma piscina de vinil.

O que é piscina de vinil?
Chamamos de piscina de vinil aquela que tem como revestimento o vinil. Na imagem ao lado você pode ver o vinil, revestimento da piscina, e a manta macia instalado antes do próprio vinil. Este revestimento é fabricado no formato exato da piscina e vem num formato de bolsão. O bolsão de vinil encaixa-se perfeitamente na piscina vazia. A piscina de vinil fica como um balão cheio de água em uma vasilha, de maneira que a vasilha é a alvenaria e o balão é o vinil. Uma piscina de vinil é basicamente isso.

Limpeza de piscina de vinil
Agora vamos ao que interessa! Como funciona a limpeza de piscinas de vinil? Qual a diferença do processo quando a piscina é de vinil?

Adeus à limpeza dos rejuntes

limpeza após obraA primeira diferença que é interessante citar, que na verdade é uma vantagem enorme da piscina de vinil, é a redução da necessidade de escovação da piscina. Quando a piscina é de vinil é possível reduzir consideravelmente a quantidade de vezes que se utiliza a escova. Isso se deve à ausência do rejunte, o principal alvo das algas nas piscinas. Um segundo ponto que diferencia o processo de limpeza de uma piscina de vinil é a utilização do cloro.

Mais do que em qualquer outro tipo de piscina, o uso do cloro representa um enorme perigo em potencial. Piscinas de vinil são ainda mais sensíveis ao efeito oxidante do cloro do que as de fibra de vidro. Sendo assim, é interessante tomar algumas precauções para garantir a durabilidade do vinil…

Dissolver bem os produtos antes de jogar na piscina
Isso vale especialmente para o cloro granulado pois caso ele não esteja muito bem diluído ele pode acabar chegando sólido ao fundo da piscina. Uma vez que ele chega ao fundo da piscina em seu estado sólido ele poderá provocar manchas irreversíveis ao vinil. Além do cloro você deve diluir o decantador e todos os outros produtos ok?

Evitar a utilização de cloradores flutuantes
dosador de cloro bhEvitar as famosas “margaridas”! Se você acha interessante uma cloração constante e não quer utilizar o clorador flutuante você pode optar pelo dosador de cloro. Aqui vale lembrar das nossas dicas para manter o cloro na piscina. O motivo pelo qual devemos evitar o clorador flutuante é um só: a pastilha de cloro tem um efeito devastador no vinil caso um entre em contato direto com o outro.

Acontece bastante da pastilha cair e ir para o fundo da piscina quando as crianças abrem o clorador ou quando o ele não é de boa qualidade e acaba afundando. Sendo assim, para que isso jamais ocorra, é melhor prevenir! Utilize as pastilhas de cloro somente no dosador de cloro!

Controlar o nível de cloro de perto
Esta é a dica mais importante de todas para você que vai começar a tratar de uma piscina de vinil. Evite manter o cloro em níveis elevador por longos períodos. Na verdade, evite elevar o nível de cloro, sempre! Com o uso do cloro na piscina de vinil, assim como na de fibra, suas cores tendem a desbotar e ela adquire aquela aparência ruim. As piscinas de fibra são passíveis de pintura. Já as de vinil não podem ser pintadas. Logo, é interessante utilizar o mínimo de cloro possível para maximizar a duração da beleza do vinil da piscina. Neste ponto, é importante lembrar que, caso sua piscina por ventura seja tomada por algas, experimente realizar o tratamento de choque com algicida, antes de utilizar o cloro. Assim você evita o desbotamento precoce do vinil.

Limpeza de piscina de vinil – Recapitulando
Essas são apenas algumas das coisas que você deve ter em mente antes de começar a fazer a limpeza da piscina de vinil. Apesar da beleza e da relativa facilidade na limpeza, as piscinas de vinil são mais sensíveis e por isso demandam mais cuidado que as suas semelhantes de fibra ou de concreto.

A Raia 1 Piscinas trabalha com limpeza de piscinas em Belo Horizonte/MG desde 1997 e está apta a trabalhar com limpeza de piscinas de vinil, limpeza de piscinas de fibra e também com a limpeza de piscinas de concreto. Fale conosco e agende a avaliação de sua piscina! Limpeza de piscinas de vinil também é com a Raia 1 Piscinas!

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email








raia1 piscinas