Peneiração da piscina

Peneiração da piscina

Não é raro vermos em piscinas coletivas um profissional fazendo a peneiração da piscina. À primeira vista é um trabalho inútil, que não faz muita diferença afinal de contas impurezas como folhas e insetos estão sempre caindo na piscina e não há o que fazer… Somente à primeira vista mesmo! Na realidade a peneiração é extremamente importante para manter a piscina limpa. Se você é um dos que menosprezam a utilização da peneira para pegar impurezas maiores como folhas e insetos, este texto é pra você!

A importância da peneiração da piscina
Quando algum tipo de sujeira entra em contato com a água, geralmente ela fica por algum tempo boiando até vencer a tensão superficial da água e acabar afundando. Imagine que a sujeira em questão é um cubo de açúcar…

É fácil imaginar que dentro de pouquíssimo tempo o cubo de açúcar irá se dissolver e o que era uma sujeira passível de ser retirada manualmente passa a ser uma sujeira invisível aos olhos. A tarefa de eliminar toda e qualquer impureza invisível aos olhos é do cloro e do filtro. Se tivéssemos retirado antes, não precisaríamos gastar o cloro que vai ser consumido para oxidar nosso cubo de açúcar fictício.

Da mesma forma, se retirássemos a sujeira ela não precisaria parar no filtro, o que prolongaria o tempo de filtração antes da próxima retro-lavagem. Em outras palavras, quanto mais sujeira nós retirarmos da piscina manualmente, menos tratamento químico precisaremos e maior será nosso tempo de filtração antes da próxima retro-lavagem.

Peneiração da piscinaMas quando usar a peneira?
Aqui a ideia é a seguinte: se você tem um funcionário à sua disposição, ou está em casa para cuidar de sua piscina, o ideal é passar a peneira na piscina sempre que necessário. Este “necessário” varia de acordo com o ambiente onde a piscina está instalada. Se sua piscina está abaixo de uma mangueira vistosa, você provavelmente poderia ficar 24 horas por dia passando a peneira que ainda assim não conseguiria retirar os as flores, folhas e frutos do interior da piscina…
Ainda seguindo este raciocínio, se sua piscina possui capa de proteção ou capa térmica, provavelmente você não precisará peneirá-la com tanta frequência. Este é um dos benefícios das capas térmicas e uma das principais vantagens da capa de proteção da piscina. Entretanto se você não possui um funcionário por conta da piscina ou não fica em casa à disposição dela, o ideal é passar a peneira cuidadosamente pelo menos uma vez por semana.

Deixando a superfície da piscina limpa uma vez por semana já amenizamos bastante a necessidade de colocar cloro bem como o trabalho do filtro. Em determinadas situações não há como! Se sua piscina fica num local onde há muita vegetação e os ventos são muito fortes, não há como manter a piscina livre de folhas sem a instalação de uma capa de proteção.  Neste caso a capa se mostra um belo investimento já que toda a sujeira que ela impede de entrar na piscina estaria consumindo nosso cloro e contribuindo para a turbidez da água.

Peneiração da piscinaSem tempo para peneirar a piscina
Agora que você já entendeu a importância de peneirar a piscina, pense um pouco na sua rotina… Você consegue parar pelo menos 20 ou 30 minutos por dia para peneirar a piscina? Se sua piscina está próxima à vegetação, você consegue parar uma ou duas horas por dia para passar a peneira nela?

Se este não é o seu cenário, a solução seria aumentar ligeiramente a dosagem de cloro e o tempo de filtração da piscinaCom mais cloro e uma filtração prolongada, é possível compensar a falta da peneiração mas com um efeito colateral: aumentar a quantidade de retro-lavagens do filtro. Retro-lavar o filtro fica ainda mais crítico se o sistema fica ligado muito tempo. Então, conte com uma despesa um pouco maior com energia elétrica, devido ao maior tempo de filtração, e com a cloração. Uma outra solução para compensar a falta de peneiração da sua piscina é a instalação da capa de proteção.

Nós trabalhamos com a fabricação de capas de proteção que reduzem consideravelmente a necessidade de utilizar a peneira para pegar detritos na piscina. Nossas capas reduzem em quase 100% a evaporação da água da piscina. Se impede que o vapor da água saia, imagine a dificuldade que a sujeira teria para entrar!

Falamos também da peneiração da piscina em outros dois textos:

» Dicas para uma piscina cristalina
» Dicas para manter o cloro na piscina

Para não ter que se preocupar com este e outros detalhes do trabalho de limpeza da sua piscina, conte conosco!

A Raia 1 Piscinas tem quase 20 anos de experiência em limpeza de piscinas em Belo Horizonte. Cuidamos de piscinas em BH/MG desde 1997 e sabemos bem a importância de todos estes processos do tratamento.

Compartilhe esse texto com aquele seu amigo que gosta, ou nem tanto, de peneirar a piscina! Grande abraço e até a próxima!

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email