Temperatura ideal para a piscina

Temperatura ideal para a piscina

Já falamos bastante a respeito de limpeza de piscinas, até porque realizamos limpeza de piscinas em Belo Horizonte/MG desde 1997… Então é um assunto com o qual já estamos mais que familiarizados…

Hoje seguiremos nesta mesma linha, entretanto, falaremos mais especificamente a respeito de um dos fatores que mais influenciam na limpeza da piscina: a temperatura da água. Para evitar aquela sensação de choque térmico ao entrar na água, a maioria das pessoas acabam por desejar uma piscina super quente, o mais quente possível…

Quando na verdade uma piscina muito quente é sinônimo de problemas, vários problemas! Mas e você, sabe exatamente quais os problemas causados por uma piscina muito quente? Sabe o que acontece quando entramos numa água quente demais? E para limpar a piscina aquecida, será que muda muito? Vamos às respostas…

Limpeza da piscina aquecida – Temperatura ideal
temperatura-da-piscina bhUtilizar uma piscina aquecida é uma sensação ímpar, que traz relaxamento extremo e conforto único… Entretanto, para limpar uma piscina com temperatura elevada é consideravelmente mais complicado…

Na realidade, quanto mais baixa for a temperatura da piscina, mais tranquilo será o processo de limpeza! (Mas não é por isso que não vamos aquecer a piscina, não é mesmo?) Mas muitos nos perguntam: “E porque é tão complicado limpar uma piscina com temperatura elevada?”

O que acontece é que os microorganismos que se desenvolvem na água da piscina, responsáveis pelo aspecto turvo da piscina e também por causar doenças a nós, seres humanos, tem seu crescimento extremamente favorecido com a elevação da temperatura.

Sendo assim, gasta-se muito mais cloro para manter uma piscina aquecida desinfetada, gasta-se muito mais dos produtos reguladores, como elevador de pH e elevador de alcalinidade, para manter os parâmetros da piscina em ordem, do que se gastaria em uma piscina que não tem aquecimento. Então, pensando somente na limpeza da piscina, a temperatura ideal para trabalhar é a temperatura ambiente!

Entretanto sabemos que ninguém deixa de aquecer a piscina pensando na limpeza…

Utilização da piscina aquecida – Temperatura ideal
temperatura-ideal-para-a-piscina bhPensando somente na utilização da piscina, e desconsiderando o trabalho de limpeza que deve ser feito, a temperatura ideal varia de acordo com a utilização da piscina! Como? Vejamos…

Antes de mais nada é interessante observar que a temperatura mínima da piscina é 18º C para adultos e 22ºC para crianças. Caso a temperatura da piscina esteja abaixo desses valores é interessante reduzir o tempo de permanência na piscina!

Contrariando o que muitos pensam, a temperatura ideal da piscina para praticar natação é entre 25 e 28º. Respeitar estes valores é super importante pois o que está em questão é o rendimento dos atletas! Contudo, o que se vê na verdade são academias utilizando a piscina com temperaturas de até 32ºC, o que é um completo equívoco!

A temperatura ideal para a prática da Hidroginástica é entre 27ºC e 30ºC. Acima destes valores o indivíduo passa a desidratar-se muito rapidamente devido à elevada sudorese e caso saia rapidamente de uma piscina com temperatura muito acima destes valores, poderá sofrer um colapso circulatório!

Temperatura ideal da piscina
temperatura-ideal-para-a-piscinaMas afinal, qual a temperatura ideal da piscina? Vale lembrar que quanto maior a utilização da piscina e sua temperatura, maiores deverão ser os cuidados com a limpeza da piscina! Em geral deve-se aumentar as quantidades de produtos adicionados à água e aumentar também a frequência com que são adicionados!

A temperatura da piscina é um dos principais fatores, ao lado da incidência solar e do aumento do número de banhistas, responsáveis pelo alto consumo do cloro na piscina. O grande problema na hora de escolher a temperatura ideal da piscina é que quando entra na água a 28°C, a pessoa geralmente acha que a água está fria pois sua pele está acima de 33ºC.

Esta diferença acaba fazendo a pessoa acreditar que a piscina nem tem aquecimento… No nosso modo de entender, a temperatura ideal da piscina é entre 27ºC e 29ºC. Nunca acima disto! Assim, o desenvolvimento de algas e bactérias não é tão acelerado e o corpo não tem uma sudorese tão elevada. É claro que existem excessões, por exemplo as piscinas de hidroginásticas, que precisam estar por volta de 30ºC e os spás, que também já são outra história…

Espero que tenham gostado do texto sobre a temperatura ideal para piscinas. Comentem aí embaixo o que acharam, falem também a respeito de suas opiniões, o que acham de uma piscina a 29ºC?

Não esqueça de compartilhar o texto com seus amigos! Grande abraço e até a próxima!

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email

raia1 piscinas

WhatsApp chat