Troca da areia do filtro

 Troca da areia do filtro

Você já conhece bem sobre a filtração da piscina, sobre a importância de retrolavar o filtro, sobre o uso de auxiliares de filtração e etc...

Além destes, falamos bem sobre outros assuntos que cercam o filtro da piscina:

Posições da válvula do filtro da piscina
Custo benefício do filtro da piscina (e seu dimensionamento correto)
Manuseio do filtro da piscina
Manutenção de filtros de piscinas
Apesar de todo este conteúdo, você ainda não nos viu falar especificamente sobre a troca da areia do filtro da piscina.

Quando trocar a areia da piscina?

É fácil trocar a areia do filtro?
Como funciona essa substituição?

Hoje vamos esclarecer estas questões, afinal de contas, já passou da hora, não é mesmo?

A areia do filtro

troca de areia do filtro da piscinaO filtro da piscina mais utilizado em Belo Horizonte/MG, onde atuamos, e no Brasil como um todo, é o que utiliza uma carga de areia como elemento filtrante. Ele possui um cabeçote móvel que determina a direção da água e se ela passa ou não pela areia.

Através deste cabeçote é possível escolher entre as várias funções do equipamento: Filtrar, Retrolavar, Drenar, Recircular, Pré-filtrar, Fechar e etc...

Cada fabricante de filtro tem suas determinadas funções e escolhem nomes específicos para elas. O "Retrolavar" de alguns filtros pode ser equivalente ao "Filtrar" de outros e assim por diante...

A primeira questão acerca da troca da areia é a seguinte...

Trocar a areia do filtro por quê?

A areia do filtro deve ser substituída de tempos em tempos pois, com o passar do tempo e o funcionamento do filtro, ela vai perdendo a sua granulometria original. Os grãos da areia tendem a diminuir de tamanho e acabam perdendo sua capacidade de filtração e até mesmo, em casos extremos, começam a sair de dentro do filtro. Saem pois os grãos ficam tão pequenos que não ficam mais presos do lado de fora das crepinas, componentes responsáveis por reter a areia e deixar passar a água.

E é fácil trocar a areia do filtro?

Como funciona a troca da areia bhA troca da areia de um filtro pequeno é razoavelmente tranquila de ser feita. Entretanto, não é um trabalho para qualquer pessoa! Por menor que seja o filtro, consequentemente a carga de areia, é preciso ter as ferramentas corretas e ser capacitado para fazer tudo corretamente sem riscos para o equipamento.

Como funciona a troca da areia?

A troca da carga de areia de um filtro é basicamente retirar toda a areia usada e colocar determinada quantidade de areia nova. Esta quantidade é determinada no manual de instruções do filtro e, caso não o encontre, entre em contato com o fornecedor ou fabricante que eles poderão lhe informar.

Existem muitos modelos diferentes e cada um possui suas peculiaridades no que diz respeito à retirada da areia e sobretudo à colocação da areia nova. A título de exemplificação, determinados filtros possuem uma tampa inferior por onde a areia deve ser retirada. Nestes, basta retirar a tampa e deixar a areia sair.

Nos que não possuem esta tampa, se faz necessário retirar a válvula superior do filtro e retirar a areia por ali. Assim como existem filtros com esta tampa na parte de baixo para que a areia seja retirada, também existe filtros com uma tampa superior para colocação da areia.

Em outras palavras: a troca da areia é feita de acordo com as instruções do fabricante, que certamente levará em consideração as características do equipamento.

Troca de areia de filtro em Belo Horizonte/MG

Em BH/MG, a troca de areia do filtro da sua piscina pode ser feita com a qualidade dos serviços da Raia 1 Piscinas.

Trabalhamos no mercado mineiro desde 1997 e temos um pessoal capacitado para fazer esta substituição. Recupere a qualidade da filtração da sua piscina! Recupere a cristalinidade da água mantendo a manutenção do filtro sempre em dia!

Fale conosco e agende uma avaliação do seu equipamento!

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email








raia1 piscinas