Métodos auxiliares para o cloro da piscina
Por várias vezes nós já mostramos aqui a importância e os benefícios de se ter um método de desinfecção auxiliar para o cloro da piscina. Você que nos acompanha já deve saber que tratar de uma piscina somente com cloro não é a solução ideal. Para você que é novo por aqui, vamos explicar…
Por que não usar somente o cloro? A ideia de contar só com o cloro para eliminar algas e bactérias da piscina é um tanto quanto ingênua. Sabemos que existem cenários em que o cloro se mostra impotente diante de tantas impurezas e fonte de algas e outros microrganismos.
Pegamos por exemplo o período de chuvas… As chuvas tem um efeito devastador na piscina e depender somente do cloro é muito arriscado. Já vimos em dois textos, “a piscina na chuva” e “limpeza da piscina na época de chuva“, que a chuva diminui o pH da piscina. Esta redução no pH faz cair a eficácia do cloro e, como se não bastasse, contribui para a formação de um ambiente propício para o crescimento de algas e bactérias. Por isso hoje vamos falar um pouco sobre alguns dos principais métodos que podem ser usados com o objetivo de auxiliar o tratamento químico da piscina.
A utilização de nenhum destes métodos substitui a necessidade de clorar a água! Entretanto, eles podem ser decisivos na manutenção da cristalinidade da água uma vez que vários fatores podem acabar com a barreira química dada pelo cloro em pouco tempo.
Tratamento de piscinas ozônio O tratamento que utiliza ozônio para desinfetar a piscina consiste na adição deste gás na tubulação de retorno da piscina.
O ozônio é sintetizado através da eletrólise do ar ambiente e pode ser extremamente eficiente se utilizado na desinfecção da piscina. Para termos uma ideia de quão poderoso o ozônio é, imagine uma substância que mata bactérias, fungos, vírus e algas mais de 3000 vezes mais rápido do que o cloro… Ele elimina vários microrganismos que o cloro, quando utilizado sozinho, não consegue eliminar.
O ozônio é uma ótima opção para quem quer utilizar menos cloro e melhorar a aparência da água. Apesar de seu valor mais alto, é o que há de mais moderno e eficiente na desinfecção de água de piscinas. Um ponto negativo do uso do ozônio no tratamento de piscinas é que ele é muito instável e só permanece na água por poucos segundos. Isso faz com que ele não produza uma proteção residual, logo, a piscina só estará protegida durante o funcionamento da casa de máquinas.
Tratamento de piscinas com Ultra-violeta A desinfecção UV já está mais que difundida e hoje todas as empresas que trabalham no ramo conhecem a tecnologia. A grosso modo, é como uma lâmpada de açougue utilizada na desinfecção da piscina.
Os esterilizadores ultra-violeta também não produzem nenhuma proteção residual e só cumprem seu papel enquanto a casa de máquinas está funcionando. Este tipo de equipamento utiliza a radiação UV do tipo C para destruir o DNA das células e controlar não só o desenvolvimento de algas, mas de várias doenças causadas por microrganismos presentes na piscina. Tem em geral o mesmo formato Ç um recipiente em forma de tubo, onde fica uma lâmpada UV.
O que determina para qual piscina o equipamento é feito é exatamente a potência desta lâmpada interna. Piscinas maiores precisam de lâmpadas mais potentes. A lâmpada é protegida do contato com a água por um tubo de quartzo. Assim como na desinfecção por ozônio, a água é desinfetada quando passa pelo equipamento, logo, ele é instalado na tubulação de retorno da piscina. Um dos pontos negativos da desinfecção UV é sua falta de proteção residual: se sua piscina está com as paredes tomadas por algas, somente o UV não será capaz de eliminá-las! Não chega nenhuma proteção à piscina de fato! A desinfecção começa e termina na casa, dentro do equipamento.
Outro problema que acontece comumente é que, se o equipamento não for instalado corretamente, ele pode estragar caso funcione sem a circulação de água. Acontece com alguma frequência o manuseio incorreto dos registros e ele acaba ficando sem água.
Tratamento de piscinas com ionizador O ionizador é um equipamento automático como todos os outros citados até aqui. Ele elimina microrganismos através da injeção de íons metálicos de cobre e prata na água. Estes íons de cobre e a prata combatem algas, fungos, bactérias e etc…
Ao contrário da molécula de ozônio, estes íons são extremamente estáveis e podem se manter ainda que a piscina esteja bem aquecida e nos dias mais ensolarados.
A utilização de íons produz sim uma proteção residual e garante a desinfecção da piscina durante os períodos em que a casa de máquinas está desligada. Assim como o ozônio, o ionizador é uma tecnologia impressionante e de última geração. Um ponto negativo do ionizador é o fato de que ele não elimina todas as impurezas da piscina. Óleos bronzeadores e cloraminas representam um problema para este tipo de tratamento.
Tratamento de piscinas com gerador de cloro Geradores de cloro são equipamentos que automatizam a cloração da piscina. Utilizam a adição constante de sal na água da piscina para manter o nível de cloro sempre ideal.
Um dos principais pontos negativos deste método de tratamento é a corrosão acelerada dos equipamentos da piscina devido à alta concentração de sal.
Ele mantém a proteção da piscina enquanto houver cloro na água, o que pode durar pouco em dias de muita radiação solar. Uma outra maneira de automatizar a cloração da piscina é com os dosadores de cloro.
Confira mais no nosso texto: “Dosador de cloro“. É válido lembrar que, de acordo com a vigilância sanitária, é preciso haver cloro residual na água da piscina! Há uma portaria que dispõe exatamente sobre os parâmetros para água de consumo humano o que inclui sua utilização em piscinas. Bom, opções não faltam para manter a piscina cristalina!
O uso do cloro é obrigatório, mas a utilização exclusiva do cloro pode ser uma escolha difícil sobretudo em períodos de muita chuva ou utilização intensa da piscina.
Estamos sempre à disposição!
O MELHOR PREÇO DO MERCADO!
Precisando de uma empresa para cuidar de sua piscina?! Fone: 31 3421-7619 | Whatsapp: 31 9.9791-1564 Entre em contato e teremos o enorme prazer em atendê-lo.