Como diminuir a alcalinidade total sem diminuir o pH da piscina.
Desde 1997, quando começamos a trabalhar com limpeza de piscinas, poucas vezes nos deparamos com a seguinte situação: a piscina com alcalinidade alta e o pH baixo.
Como já falamos há algum tempo a respeito da alcalinidade total da piscina, este vai ser somente um texto complementar acerca deste importante parâmetro da piscina e desta situação que, apesar de não ser a mais comum, acaba acontecendo em muitas piscinas por aí...
Para ler o primeiro texto sobre a alcalinidade da piscina, confira o seguinte link: “Medir e corrigir a alcalinidade da piscina“.
Vamos falar aqui de forma breve como diminuir a alcalinidade total sem alterar o pH da piscina.
Por quê diminuir a alcalinidade total da piscina Inicialmente, existem duas principais razões para fazê-lo. A primeira delas é quando você percebe que o pH da piscina está subindo constantemente. A segunda razão pela qual você pode querer diminuir a alcalinidade total da água é quando percebe que ela está contribuindo para a turbidez da piscina. Perceba que você não deve reduzir a alcalinidade somente para atingir o patamar ideal. Para reduzir a alcalinidade total é importante ter a certeza de que você está com pelo menos um destes dois problemas citados acima.
Como diminuir a alcalinidade total sem diminuir o pH O processo de redução da alcalinidade total da piscina segue 3 simples passos:
» Adicione diminuidor de pH até que ele esteja entre 7.0 e 7.2 (O diminuidor de pH também reduz a alcalinidade total);
» Utilize algum método para oxigenar a piscina até que o pH fique em torno de 7.6 (Esta é a única forma de elevar o pH sem que a alcalinidade suba também);
» Repita os passos 1 e 2 até que a alcalinidade atinja o nível desejado.Você pode reduzir o pH com ácido muriático (em geral é o componente básico do diminuidor de pH) e para saber a quantidade certa a ser usada basta ler as instruções no rótulo do produto. Tenha em mente que esta quantidade pode variar de acordo com uma série de fatores. Aguarde pelo menos 30 minutos com a motobomba ligada filtrando ou apenas recirculando para realizar a medição do pH novamente.
O processo de oxigenação da piscina pode ser feito com ionizadores à base de sal, jatos de hidromassagem, cascatas, fontes, dispositivos de retorno virados para cima (necessariamente ultrapassando o limite da superfície da piscina), compressores de ar, a própria chuva etc…
Diminuir a alcalinidade total da piscina pode levar algum tempo, alguns dias ou até semanas, dependendo da eficiência da oxigenação e de até onde você deseja reduzir a alcalinidade total. Durante a oxigenação, muitas bolhas pequenas fazem um efeito muito maior do que poucas bolhas grandes. A redução do pH de volta a 7.0 ~ 7.2 com maior frequência também pode acelerar o processo, ainda que seja entediante.
Na realidade é o ácido que reduz a alcalinidade total. Adicionando ácido à piscina, você está reduzindo tanto o pH quanto a alcalinidade total. A oxigenação da piscina eleva o pH sem alterar a alcalinidade. Durante este processo, não é recomendado utilizar produtos químicos como carbonato de sódio para elevar o pH, a não ser que acidentalmente o pH desça demais. Utilizando o carbonato de sódio você pode acabar elevando a alcalinidade total novamente, o que é exatamente o que não queremos, certo?
Redução da alcalinidade sem alteração do pH A redução da alcalinidade total sem alteração do pH é uma técnica avançada e só com doses cavalares de experiência e paciência é possível realizá-la. Nós da Raia 1 Piscinas estamos familiarizados com este tipo de problema: piscinas com alcalinidade alta e pH baixo.
Se ficou alguma dúvida, fale conosco! Estamos sempre à disposição!Se não quiser se preocupar com este tipo de problema e ter sua piscina sempre cristalina, conte conosco! Fazemos limpeza de piscinas em Belo Horizonte e em toda grande BH/MG desde 1997!
O MELHOR PREÇO DO MERCADO!
Precisando de uma empresa para cuidar de sua piscina?! Fone: 31 3421-7619 | Whatsapp: 31 9.9791-1564 Entre em contato e teremos o enorme prazer em atendê-lo.