Fatores que prejudicam a limpeza da piscina
Depois que se aprende ao menos a teoria do que se deve e do que não se deve fazer para manter uma piscina limpa, o trabalho fica razoavelmente tranquilo. Entretanto, até pessoas um pouco experientes podem passar por situações complicadas com a piscina especialmente se não tiverem a sensibilidade de entender cada um dos fatores que prejudicam a limpeza da piscina. Mais do que isso: é importante entender como as coisas influenciam na qualidade da água. Não ficou claro? Calma! Vamos explicar…
Principais fatores que prejudicam a limpeza da piscina
Se você coloca cloro na água ele age eliminando os microrganismos ali presentes e isso contribui positivamente para o resultado final da limpeza da piscina.
Claro, não é mesmo? Mas, e se você colocar terra na água? É de se imaginar que a terra influenciará negativamente por ser uma fonte de matéria orgânica e microrganismos indesejáveis. É disso que falaremos hoje: os principais fatores que prejudicam a limpeza da piscina.
O desequilíbrio químico
Fatores que prejudicam a limpeza da piscina. Você já deve saber que não adianta colocar cloro na piscina e esperar ela ficar limpa… Se acompanha nossas publicações você sabe bem que o cloro não tem efeito algum se não medir e corrigir o pH e a alcalinidade da piscina.
Deixar de dar atenção ao equilíbrio químico da piscina é o maior erro que alguém pode cometer quando o objetivo é manter a piscina limpa. Este é, se não o maior, um dos principais fatores que influenciam negativamente o trabalho de limpeza de uma piscina.
A falta do cloro
A cada segundo que a piscina passa com o nível de cloro livre menor que o ideal (que é em torno de 1,5 ppm), as algas e bactérias se multiplicam na água e ela tende a ficar turva. O cloro é, na nossa opinião, o segundo fator mais importante para manter a piscina sempre cristalina. Por isso nossa recomendação é ficar sempre de olho no patamar do cloro e não deixar que a piscina passe nem um segundo sequer com cloro livre abaixo de 1,5 ppm.
A utilização intensa
O uso da piscina é um fator que faz muita diferença na maneira de limpar e na frequência da limpeza. Não é à toa que piscinas coletivas demandam mais trabalho, mais produtos químicos e, consequentemente, mais tempo para serem limpas. Escrevemos um texto falando especificamente sobre este tipo de piscina.
Se ainda não leu, confira no link: Limpeza de piscinas de clubes e academias. A ideia é que cada banhista leva para a piscina todas as impurezas que estão em sua pele. Imagine a quantidade de suor, células mortas e tudo o mais que uma pessoa deixa na piscina…
Tudo que o banhista levar para a piscina precisará ser oxidado pelo cloro: células mortas, óleo bronzeador, protetor solar, suor, urina e etc… No final das contas, isto fará com que seja necessário colocar mais cloro na piscina dentro de um tempo menor…
Chuvas intensas
A chuva pode representar um problema para quem limpa sua piscina há pouco tempo. A chuva traz uma quantidade enorme de algas e isto se torna um problema quando sua piscina é aberta e não possui capa de proteção.
Capas de proteção conseguem impedir a entrada de quase 100% da chuva na piscina. Se sua piscina não possui uma capa de proteção e estiver com baixo nível de cloro, com pH desregulado ou ainda com a alcalinidade abaixo do ideal, certamente ela ficará verde dentro de pouco tempo. Dependendo do volume de chuva na piscina não importa a quantidade de cloro: sua piscina ficará verde se você não agir rapidamente!
A temperatura da piscina
Piscinas aquecidas são ambientes perfeitos para o desenvolvimento de bactérias. A cada grau elevado, milhões e milhões de bactérias passam a encontrar condições para seu desenvolvimento. Já sabemos que algas e bactérias são um problema real para piscinas e que, além de deixar a piscina turva e/ou verde, podem transmitir doenças para os usuários.
O estado de conservação da capa térmica
Juntamente com a temperatura elevada da piscina, uma capa térmica velha pode transformar sua piscina num criadouro de microrganismos. A dica aqui é a seguinte: manter o controle da temperatura da piscina e trocar a capa térmica sempre que ela começar a perder suas bolhas de ar.
A vegetação no entorno da piscina
A presença de plantas e jardins no entorno da piscina também pode prejudicar o trabalho de piscinas. Uma única planta, dependendo da espécie, pode fornecer uma quantidade enorme de folhas, flores e frutos.
Todos estes itens vão acabar consumindo rapidamente o cloro da piscina e ela, mais uma vez, fica turva e/ou verde em pouquíssimo tempo. É interessante planejar o ambiente da piscina evitando plantar aquelas espécies frutíferas em especial as que produzem muitas flores. Se a planta já está no mesmo local, reforçar a peneiração da piscina em cloro combinado.
Fatores que prejudicam a limpeza da piscina – Conclusão
Não é difícil perceber que a limpeza da piscina é um trabalho simples mas requer uma análise profunda de todo o cenário incluindo a água, o entorno e sua utilização. Essa variedade de fatores nos faz recomendar a escolha de uma empresa especializada para cuidar de sua piscina. É um trabalho que pode parecer simples à primeira vista mas no final percebemos que não é bem assim…
E estes são apenas alguns dos fatores que influenciam o resultado final do tratamento. Para não ter que se preocupar com a limpeza da piscina, conte com a Raia 1 Piscinas!
Trabalhamos com limpeza de piscinas desde 1997 e estamos perfeitamente familiarizados com todos os obstáculos deste ramo.
O MELHOR PREÇO DO MERCADO!
Precisando de uma empresa para cuidar de sua piscina?! Fone: 31 3421-7619 | Whatsapp: 31 9.9791-1564 Entre em contato e teremos o enorme prazer em atendê-lo.