Motobomba não puxa

Motobomba não puxa

Muitas pessoas nos relatam problemas na hora de aspirar a piscina. É comum a reclamação de que a mangueira está arrastando no fundo da piscina levantando toda a sujeira decantada e alguns outros problemas…

Dentre esses problemas, muitos dizem que a motobomba não puxa a água da piscina! Com relação ao arrasto da mangueira no fundo da piscina, no nosso artigo com dicas práticas para limpeza de piscinas, citamos um macete que pode solucionar esta dificuldade. 

» Dicas práticas para limpar sua piscina

Se o seu problema é com a sucção da motobomba, vamos solucioná-lo hoje!

praticas para limpar a piscina

Problema com a sucção da motobomba
problemas coma sucção da piscinaA bomba da piscina pode parar de funcionar a qualquer momento. Não por que ela é frágil ou algo parecido, mas por que é um equipamento que, como outro qualquer, tem sua vida útil definida. Entretanto, o que percebemos é que, na maioria das vezes, o problema na motobomba não é proveniente de nenhuma falha mecânica…

Existem outras coisas que recorrentemente fazem com que a bomba não consiga cumprir seu papel de fazer a água da piscina circular.

E que coisas são estas?

Vejamos…

Motivos que dificultam o trabalho da motobomba
Motivos que dificultam o trabalho da motobombaA motobomba pode parar de puxar a água da piscina por uma série de fatores. O mais comum deles é o simples entupimento da tubulação. Se você perceber que a motobomba funciona normalmente quando está filtrando a água mas não funciona quando se pretende aspirar o fundo, este entupimento pode estar no cesto do pré-filtro.

Então, a recomendação é essa: sempre que notar algum problema na aspiração da piscina, verifique a necessidade de limpar o cesto do pré-filtro. Uma segunda possibilidade é a entrada de ar na sucção. É possível ocorrer entrada de ar em diferentes pontos da tubulação de sucção. Para saber se este é o caso, antes de mais nada, verifique o pré-filtro da motobomba. Se ele estiver com muito ar, ou se for fácil de ver a água escorrendo lentamente para seu interior, possivelmente há alguma entrada de ar no sistema.

A entrada de ar pode estar acontecendo através da mangueira de aspiração. Se for este o caso a mangueira geralmente tende a boiar exatamente no local onde está entrando o ar e também é possível ouvir o barulho da sucção do ar. É comum ver este tipo de problema quando já está na hora de trocar a mangueira de aspiração. Saiba mais no nosso texto onde demos dicas para fazer com que a mangueira de aspiração dure mais.

Dicas para a mangueira de aspiração da piscina durar mais

Dicas para a mangueira de aspiração da piscinaSe a mangueira estiver completamente submersa e não houver barulho algum do ar entrando, vale verificar o encaixe da tampa do pré-filtro. As bombas novas dificilmente apresentam este problema mas é sempre bom verificar! Se a tampa do pré-filtro estiver mal encaixada ela pode fornecer um excelente caminho para que o ar entre e impeça que a motobomba puxe a água da piscina. Se for este o caso basta abrir e fechar novamente o pré-filtro.

Caso não seja entupimento nem entrada de ar na tubulação de sucção é preciso checar a integridade da motobomba. É possível identificar o mal funcionamento da motobomba especialmente se você conhece bem o equipamento. Este é mais um dos motivos pelos quais recomendamos que você contrate uma boa empresa para limpar sua piscina.

Nós da Raia 1 Piscinas não cuidamos somente do tratamento da piscina: nós ficamos de olho em todo o sistema de filtração bem como nos equipamentos auxiliares como dosadores de cloro, equipamentos manuais, capa da piscina e etc…

Além do mais, caso haja algum problema você não precisa se preocupar: trabalhamos com manutenção de equipamentos de casa de máquinas de piscinas!

Motobomba não puxa a água da piscina – Conclusão
problemas coma sucção da piscinaÉ interessante saber por onde começar a busca pela solução do problema na hora de aspirar o fundo da piscina.

Além destes citados ainda pode haver algum registro aberto ou fechado incorretamente, pode acontecer de ser uma simples folha presa no interior da mangueira de aspiração e por aí vai…

É nítido que a melhor solução é contar com uma equipe de profissionais que possa ficar sempre de olho em tudo que se refere à piscina. Voltamos a dizer que cuidar da piscina pode até parecer simples à primeira vista mas na realidade exige um pouco mais de dedicação do que se imagina.

Então, para não ter que se preocupar com esta e outras dificuldades, conte com a Raia 1 Piscinas!

Trabalhamos com limpeza de piscinas em Belo Horizonte/MG desde 1997 e estamos cientes de tudo que podemos enfrentar. Pode contar com a gente!

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email








raia1 piscinas