Tratamento de choque com cloro na piscina - Saiba como fazer!
Uma das medidas comuns quando a piscina está em estado crítico é o tratamento de choque. Mas você sabe exatamente o que chamamos de tratamento de choque na piscina? Com este texto viemos esclarecer as dúvidas frequentes relacionadas ao tratamento de choque com cloro e também ao tratamento de choque com algicida.
Se você tem dúvidas como: “Quando realizar o tratamento de choque na piscina?”, “Porque fazer tratamento de choque?”, “Como se faz um tratamento de choque?” e coisas do gênero, este artigo é pra você! Vamos lá?
Tratamento de choque na piscina – O que é?
O tratamento de choque é a utilização de produtos e procedimentos que visam fazer com que a piscina retorne para seu estado normal, ou seja, limpa, cristalina e saudável como de costume.
Tratamento de choque na piscina – Quando fazer?
Uma vez que o tratamento de choque visa voltar a piscina para a normalidade, fica claro que ele deve ser utilizado quando a piscina estiver em estado crítico. Podemos citar como exemplo uma grande infestação de algas, que deixa a piscina completamente verde (vide nosso texto sobre a água verde da piscina), ou quando encontra-se algum animal morto na piscina, como cobras, ratos, sapos e etc…
Tratamento de choque – Como fazer?
Existem duas formas de fazer o tratamento de choque em piscinas. A primeira e mais comum é utilizando o cloro. Basta utilizar cerca de 14 gramas de cloro para cada mil litros que sua piscina tiver. Por este motivo, o tratamento de choque é chamado de super cloração pois é a utilização do cloro comum em níveis superiores que os utilizados para a manutenção da piscina.
Tratamento de choque com cloro passo a passo:
- Para piscinas menores, de até 150m³, o primeiro passo para o tratamento de choque é diluir 14g de cloro por m³ de água num balde cheio de água.
- Depois de diluir bem o cloro no balde, espalhe-o sobre toda a superfície da piscina com o filtro em funcionamento na posição recircular.
- Caso você tenha tempo disponível, é interessante deixar este cloro fazer efeito por pelo menos um dia. Caso não tenha muito tempo, aguarde pelo menos 2 horas para passar para o próximo passo.
- O próximo passo é utilizar o mesmo procedimento de dissolução para o decantador, e o mesmo procedimento para espalhá-lo na piscina. Dilua o produto num balde com água e depois jogue-o bem de maneira bem uniforme na piscina.
- O quinto passo no tratamento de choque com cloro é desligar o sistema de filtração e aguardar a ação do decantador com a piscina em repouso.
Agora basta fazer a aspiração do fundo da piscina. A piscina deve ser aspirada com o filtro na posição “DRENAR” pois a quantidade de sujeira que estará no fundo certamente será demais para o filtro reter ok?
Isso acaba sendo normal por dois motivos:
» Ou as algas não morreram devido à falta de cloro (o cloro adicionado pode não ter sido suficiente). » Ou as algas presentes na piscina são de um determinado tipo de algas resistentes ao cloro.
No primeiro caso, basta repetir o procedimento que você conseguirá prosseguir com o tratamento de choque. Já no segundo caso, quando as algas são resistentes ao cloro, utilizamos o tratamento de choque com algicida. Mas deste procedimento falaremos num próximo artigo ok? Esperamos que tenham gostado do nosso artigo esclarecendo dúvidas e dando o passo a passo do tratamento de choque e que consiga bons resultados em sua piscina!
Qualquer dúvida que tenha ficado, fale com a Raia 1 Piscinas! Estamos sempre à disposição!
Grande abraço e até a próxima!
O MELHOR PREÇO DO MERCADO!
Precisando de uma empresa para cuidar de sua piscina?! Fone: 31 3421-7619 | Whatsapp: 31 9.9791-1564 Entre em contato e teremos o enorme prazer em atendê-lo.