Aliados na limpeza da piscina

Aliados na limpeza da piscina

Trabalhamos com limpeza de piscinas em BH/MG e sabemos que é um processo longo e o resultado final depende de uma série de fatores. Escrevemos no mês passado um texto falando dos fatores que prejudicam a limpeza da piscina.

Entretanto, nunca falamos exatamente sobre os principais fatores que contribuem para a manutenção da cristalinidade da água. Depois de tanto conteúdo publicado aqui no blog, acredito que não será novidade para ninguém, mas será bom ter uma lista com os aliados da limpeza da piscina.

Aliados na limpeza da piscina
Para ter a piscina cristalina e sempre pronta para o uso é importante manter tudo sob controle: o pH da piscina, o nível de cloro livre, a alcalinidade, a filtração e etc…

Ainda que tudo esteja controlado, em questão de minutos é possível ver tudo mudar!

Vimos que, dentre os fatores que prejudicam a limpeza, a chuva é um dos principais. E para ajudar a reduzir o risco de ter a piscina tomada por algas e bactérias, vamos listar aqui os principais aliados para manter sua piscina limpa. São produtos, acessórios e atitudes que contribuem positivamente para o resultado final do trabalho.

cloro da piscinaO cloro livre
O primeiro aliado na limpeza da piscina é o cloro. É ele quem mata os micróbios presentes na água e garante a oxidação de toda impureza que poderia contribuir para deixar a piscina turva. Contudo, o verdadeiro aliado aqui só se mostrará caso seja controlado bem de perto.

A nossa dica aqui é utilizar algo que automatize o trabalho de cloração da piscina. Você pode utilizar um dosador de cloro, equipamento que pode ser instalado em qualquer casa de máquinas de maneira bem simples, ou mesmo o clorador flutuante, comumente chamado de “clorador margarida”Estes dois produtos auxiliam na dissolução lenta do cloro e ajudam a manter o nível de cloro livre sempre suficiente para desinfetar a água da piscina.

O pH

O controle do pH também é um hábito de quem quer manter a piscina sempre cristalina. Nossa dica aqui é a seguinte: não adianta controlar o pH uma vez por semana!

A acidez da água deve ser controlada diariamente para evitar que a piscina passe muito tempo com este parâmetro desregulado. Se você controla o pH semanalmente e logo após a correção do pH cai uma chuva forte, lá se vai todo o seu trabalho de medir e corrigir o pH.

Necessidade de uso intenso do filtroO filtro da piscina
O filtro também é um aliado da piscina uma vez que é ele que retém os sólidos em suspensão na água. A dica aqui para aproveitar o máximo deste aliado é também automatizá-lo. Atualmente existem trocadores de calor que controlam o filtro, existem temporizadores e outros equipamentos que podem manter a filtração funcionando de maneira automática.

Vemos muitas pessoas que dispensam a utilização de temporizadores para o filtro com o argumento de que é possível ligá-lo e desligá-lo diariamente.

Este é um equívoco grotesco!
Certamente vão existir dias que a pessoa responsável por ligar o filtro vai esquecer, vai estar atrasada para algum compromisso e por aí vai…

Peneiração da piscinaA capa da piscina
A tela de proteção, a capa de proteção e até mesmo a capa térmica, são excelentes aliadas da limpeza da piscina. Elas impedem grande parte da sujeira, se não 100% dela, de entrar em contato com a água da piscina. Isso significa não só um alívio na hora da peneiração, como também um consumo reduzido de cloro e uma demanda menor de filtração e aspiração.

Enfim: quanto menos sujeira entrar em contato com a piscina, mais tranquilo será na hora de limpar.

O skimmer
O Skimmer é um outro aliado da limpeza da piscina uma vez que ele retira da superfície todas as impurezas que estiverem para afundar.

Toda a sujeira que o skimmer consegue reter, certamente afundariam se não houvesse o skimmer. Se tudo que ele retém fosse para o fundo da piscina, certamente a aspiração seria bem mais complicada. O mesmo vale para o processo de peneiração, que seria mais árduo se a piscina não tivesse este acessório.

A experiência
Por mais que você leia, busque informações e se esforce para limpar a piscina da melhor forma possível, a experiência ainda é uma das melhores aliadas para conseguir deixar a piscina sempre limpinha.

Nós, apesar da suspeição, recomendamos fortemente que você estude bem e escolha uma boa empresa para cuidar de sua piscina pra você. Em geral, o valor é bem menor do que a manutenção de um simples registro que você pode danificar por falta de experiência…

A maneira como um profissional realiza a limpeza da piscina é metódica, assertiva e previne uma série de problemas que você mesmo poderia causar à sua piscina.

Conclusão
A limpeza da piscina pode ter vários aliados e agora que você já conhece os principais, pense bem na otimização dos seus processos e avalie a possibilidade de contrata ruma empresa especializada em limpeza de piscinas.

A limpeza da piscina pode parecer simples à primeira vista mas é de fato mais complexa do que se imagina.

Se você mora em Belo Horizonte/MG, conte conosco!
Trabalhamos com limpeza de piscinas em Belo Horizonte desde 1997 e estamos sempre à sua disposição!

piscina na chuva
A piscina na chuva
A piscina na chuva “A chuva provoca aumento de algas na piscina, que prejudicam a água e a saúde dos
Read more.
capa térmica
Vantagens da capa térmica
Vantagens da capa térmica Das coberturas de piscinas com as quais trabalhamos, a capa térmica é a que mais vendemos.
Read more.

 

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email

raia1 piscinas

WhatsApp chat